Matéria / Geral

Aeroporto de Teresina passa por melhorias visando conforto e segurança para os passageiros

Desde que a CCR Aeroportos assumiu a gestão do modal, o aeroporto vem passando por um processo de modernização

25/03/2023 | Redação
Aeroporto de Teresina passa por melhorias visando conforto e segurança para os passageiros / Foto: Ascom

O Aeroporto de Teresina (THE) completa, em março, um ano de gestão com a CCR Aeroportos, Negócio do Grupo CCR que opera 20 aeroportos no mundo, firmando sua presença em quatro países e nove estados brasileiros. Mais de 900 mil passageiros cruzaram os portões de THE em 2022, números que comprovam o aquecimento do setor aéreo após o período crítico da pandemia de Covid-19. Entre as novidades da nova gestão, os viajantes passaram a contar com mais uma opção de alimentação na sala de embarque: um quiosque da tradicional Casa do Pão de Queijo. Já no quesito destinos, uma rota inédita, ligando Teresina, Belém (PA) e Miami (EUA), reduz em até cinco horas o tempo de viagem dos teresinenses que desejam visitar o país norte-americano.

As primeiras ações realizadas pela concessionária foram voltadas para intervenções imediatas, focando na acessibilidade e melhoria dos padrões operacionais, conforme previa o edital de concessão. Entre as intervenções, foram realizadas a substituição de equipamentos e reparos nos banheiros e fraldários, instalação de botoeiras de emergência nos sanitários para pessoas com deficiência, assim como instalação e/ou substituição das barras de apoio. 

A CCR também revitalizou e estendeu o piso tátil das faixas de pedestres externas ao saguão do aeródromo, incluindo a área de check-in e de desembarque. “As mudanças proporcionam aos passageiros com deficiência segurança adequada de acordo com a Lei Nº 10.098, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade no Brasil”, explica o gerente do Aeroporto de Teresina, Éden Pisani Júnior.

Além dessas ações com foco na acessibilidade, a CCR Aeroportos finalizou a revitalização da sinalização horizontal da pista e do pátio de operações do aeroporto. Essa manutenção é essencial na infraestrutura aeroportuária, que faz parte da segurança, orientação e informação aos pilotos durante pousos e decolagens, e na navegação interna dentro do aeroporto; bem como para os motoristas que trafegam nas vias de serviço do aeródromo. Já para melhorar e organizar o fluxo e a parada dos veículos na entrada, a sinalização horizontal no meio fio da área externa de embarque e desembarque foi renovada.

*Manutenções preventivas*

Todo o sistema de iluminação e climatização do Aeroporto de Teresina passou por vistorias. Dessa forma, foi possível identificar oportunidades para aperfeiçoamento. “Realizamos diversas manutenções nos sistemas de iluminação, climatização e substituição desses itens conforme necessidade. Os novos ar condicionados já foram instalados nas áreas de pré-embarque, praça de alimentação, saguão, sala de embarque e desembarque”, informa o gerente do Aeroporto.

Ainda seguindo o processo de modernização da nova administração, revisões e manutenções preventivas foram realizadas nos equipamentos eletromecânicos, como elevador e esteiras de bagagens, como forma de garantir o pleno funcionamento. “Outros pontos de melhoria estruturais também já foram restaurados com a recuperação das coberturas, forros e pintura. Aumentamos também a velocidade do wi-fi no aeroporto em 10 vezes, proporcionando aos clientes acesso gratuito e ilimitado da internet”, frisa Éden.

*Rede de alimentação*

Para atender às necessidades de quem passa pelo Aeroporto de Teresina, a CCR Aeroportos colocou em prática o projeto de expansão da rede de lojas de alimentação com a inauguração da Casa do Pão de Queijo. O quiosque fica localizado na área de embarque e oferece um amplo cardápio de pão de queijo, salgados, bolos, sucos e café; tudo para levar comodidade ao passageiro. “Ampliar a rede de alimentação dos aeroportos é um grande objetivo da CCR, que busca impactar positivamente a experiência dos passageiros, além de contribuir com a economia das cidades, gerando emprego e oportunidades para a região”, pontua o gerente local.

*Novas rotas*

Desde dezembro, o Aeroporto de Teresina disponibiliza voos diretos para Belém (PA), rota que aproxima a capital piauiense dos Estados Unidos. O voo, operado pela Azul Linhas Aéreas, tem conexão imediata de apenas uma hora em Belém. Dessa forma, os passageiros da capital piauiense chegarão ao Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale - Miami em oito horas e cinquenta e cinco minutos, reduzindo em mais de cinco horas o tempo de viagem.

“Seguimos trabalhando com as companhias aéreas para ampliar o número de rotas e destinos operados nos aeroportos recém-assumidos pela empresa. Todas essas ações seguem os princípios da CCR Aeroportos em oferecer os melhores serviços para os seus clientes”, destaca o gerente.

*Cargas*

Com o compromisso de oferecer soluções logísticas modernas nas localidades onde atua, a CCR Aeroportos viabilizou uma importante parceria com o Mercado Livre - plataforma de comércio online para comprar e vender produtos diversos. Desde setembro, o Aeroporto de Teresina recebe o cargueiro do marketplace, reduzindo o tempo de entrega de suas mercadorias para o Nordeste

“Ampliar novas possibilidades que vão trazer ainda mais benefícios para a população que precisa de serviços aéreos é uma das missões da CCR. Em 2023, seguiremos nesse caminho”, reforça o gerente do aeroporto de Teresina.

Sobre a CCR Aeroportos | A CCR Aeroportos, Negócio do Grupo CCR, opera 20 aeroportos no mundo, firmando sua presença em quatro países e nove estados brasileiros. Com a recente expansão a empresa se consolidou como uma das maiores operadoras em número de aeroportos no Brasil. Ao todo administra 17 aeroportos brasileiros: São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Goiânia, em Goiás; o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por meio da BH Airport, e o Aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais; Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul. No exterior, a empresa opera os aeroportos de Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 42 milhões de passageiros/ano. Portal CCR Aeroportos - https://www.ccraeroportos.com.br/

 

Fonte: Ascom 

Facebook