Matéria / Geral

Hospital Universitário ganha 20 leitos de UTI em parceria com Governo

Esse será um reforço na rede estadual de saúde para o atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS)

28/03/2023 | Redação
A partir de abril, pacientes serão encaminhados para essas UTIs pelo sistema de regulação de leitos / (Fotos: CCOM)

 

O governador Rafael Fonteles participou, nesta segunda-feira (27), da inauguração de 20 leitos de terapia intensiva (UTI) no Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Esse será um reforço na rede estadual de saúde para o atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A partir de abril, pacientes serão encaminhados para essas UTIs pelo sistema de regulação de leitos.

 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) investiu, quase, R$ 4 milhões nessa obra, fortalecendo a relação com o governo federal.

“Vamos investir ainda mais para requalificar e abrir mais 10 leitos de UTIs, totalizando 30 leitos no Hospital Universitário” ressaltou Rafael Fonteles.

O governador declarou que essa ampliação e modernização do HU é uma parceria importante que o Governo do Piauí e a Secretária da Saúde estão procurando celebrar com todas as instituições de saúde do governo federal e dos municípios. “Aqui foi um investimento do Estado para ampliar e modernizar a UTI do Hospital Universitário que presta relevantes serviços no Piauí. São 20 leitos modernos com o que há de mais moderno e seguro em terapia intensiva que o governo estadual entrega aqui no HU para reforçar o atendimento de alta complexidade”, ressalta Fonteles. 

 

O gestor destacou que o Sistema Único de Saúde prevê a participação dos três entes: municípios, estados e União.

“Aqui foi um gesto importante nosso enquanto Governo do Estado, fortalecer a estrutura física do HU. Esse hospital tem um excelente capital humano, vinculado à Universidade Federal do Piauí, que forma grande parte dos médicos, dos profissionais de saúde, e passa a exercer alta complexidade de forma ainda melhor, o que de certa forma melhora o sistema de saúde como um todo”, enfatiza Rafael.

 

O chefe do Executivo estadual informou que também quer ampliar os serviços no Hospital Getúlio Vargas (HGV), no Hospital Infantil e no Hospital Nathan Portela, nessa parceria envolvendo a União, Governo do Estado e municípios, o que vai melhorar a saúde pública e fortalecer, por exemplo, o Programa de Mutirões de Cirurgias para zerar a fila até outubro.

O secretário de Estado da Saúde, Antônio Luiz Soares, pontuou que o HU é um grande parceiro do Governo do Estado e, portanto, investimentos têm sido realizados para melhorar e ampliar ainda mais os serviços prestados pelo hospital. Citou, inclusive, o investimento recente de aproximadamente R$ 1.400.000 para a realização de cirurgias cardíacas. “Tínhamos 58 pacientes necessitando de implantação de marcapassos. Com esse investimento, realizamos 26 cirurgias, neste mês de março, e já iremos zerar essa fila em breve”, destacou o gestor.

Facebook