Matéria / Geral

Dia do Café: Pão de Açúcar compartilha receitas e dicas para diversificar e harmonizar a bebida

O Dia Mundial do Café, bebida indispensável no dia a dia do brasileiro, é comemorado no dia 14 de abril

13/04/2023 | Redação
Dia do Café: Pão de Açúcar compartilha receitas e dicas para diversificar e harmonizar a bebida / Foto: Ascom

O Dia Mundial do Café, bebida indispensável no dia a dia do brasileiro, é comemorado no dia 14 de abril. O Pão de Açúcar é referência na categoria e oferece um sortimento de cafés que vão de solúveis, em grãos, torrado e moído até cápsulas, contando com opções de cafés premiums e especiais. 

Um cafezinho pode ser harmonizado com diferentes alimentos e ser o ingrediente principal de um drink, por exemplo. Para No Blog do Pão, a rede separou dicas de como harmonizar o café e celebrar a data com estilo. 

A dica básica de harmonização entre bebidas e comidas é que elas podem ser feitas por semelhança ou contraste. Por semelhança se baseia na soma das características entre o café e o alimento, o que faz com que elas fiquem acentuadas. A harmonização por contraste ajuda a complementar uma característica específica da bebida ou da comida.

Quando se trata de pratos salgados, a bebida combina muito bem. Os mais recomendados são pães (em especial o pão de queijo), queijos, tortas e quiches. Já quando se trata de doces, os bolos tradicionais (fubá, cenoura e milho), biscoitos e panquecas harmonizam com cafés coados, adocicados e suaves. Para sobremesas com o sabor doce mais forte, como petit gateau e tortas, os cafés mais fortes como expresso ou preparado na prensa francesa são os sugeridos.

Confira algumas receitas do Blog do Pão:

Coffee Tonic

Ingredientes
- 25 mL de Gin;
- 100 mL de água tônica gelada;
- 35 mL de expresso suave frio;
- 3 cubos de gelo;
- 3 unidades de zimbro;
- 1 rodela de limão.

Modo de preparo

Coloque na taça o gelo, o gin, o limão e o zimbro. Acrescente a água tônica e, por cima, delicadamente o café frio.

Canapés de queijo coalho e melaço de café
Ingredientes
- 1 pacote de queijo coalho;
- 2 colheres (sopa) de grãos de café;
- 1 copo de melado de cana

Modo de preparo
Aqueça em forno médio, durante 5 minutos, os grãos de café para deixá-los bem sequinhos. Em uma tigela, misture-os com o melado de cana e coloque em banho-maria durante 10 minutos. Reserve na geladeira por 4 horas para apurar o sabor do café. Tire da geladeira meia hora antes de preparar os canapés.

Corte o queijo coalho em quadradinhos e coloque-os na chapa ou frigideira para grelhar. Jogue o melado com café em temperatura ambiente por cima do queijo e sirva.

Para mais dicas e receitas, acesse https://content.paodeacucar.com/.

Fonte: Ascom

Facebook