Matéria / Geral

Professores: cursos gratuitos ensinam sobre Projetos de Vida e como planejar aulas nessa área

As formações Cartografias, do Instituto iungo, visam apoiar educadores a compreenderem teoria e aplicar na prática esse componente curricular

19/04/2023 | Redação
Professores: cursos gratuitos ensinam sobre Projetos de Vida e como planejar aulas nessa área / Foto: Ascom

Estão abertas e vão até dia 15 de maio, as inscrições para a segunda edição do programa Cartografias, do Instituto iungo, idealizado e mantido pelo Instituto MRV. São dois cursos gratuitos voltados a professores e gestores escolares que atuam com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e têm o desafio de trabalhar com Projetos de Vida com base na teoria, mas com aulas práticas e significativas. 

Os 100 primeiros inscritos poderão participar de encontros online exclusivos com a equipe do Instituto iungo para compartilhar suas experiências e tirar dúvidas. Além disso, podem ter seu plano de aulas analisado por um especialista em Projetos de Vida do iungo e publicado no Planejador de Aulas (planejadordeaulas.org). Na primeira edição do programa, mais de 8 mil educadores de todo Brasil se inscreveram.

Sobre os cursos

Em “Cartografias: Mapas de projetos de vida” os participantes ampliam conhecimentos sobre Projetos de Vida e qual sua importância para o desenvolvimento integral dos estudantes. Ao longo do curso também desenvolvem competências para construir um mapa pessoal que servirá de apoio para orientar seu planejamento de aulas. Esse curso tem duração de quatro horas e é direcionado a quem está iniciando no tema de Projetos de Vida. 

Já em Cartografias: Planejando Aulas de Projetos de Vida, professores e gestores aprendem como aprimorar o planejamento de aulas desse componente curricular enquanto criam o seu próprio plano de aulas. Voltado a educadores que já têm conhecimentos conceituais sobre Projetos de Vida, esse curso tem carga horária de 12 horas.

O conteúdo do programa é alinhado ao conceito de Projeto de Vida da Base Nacional Comum Curricular, documento de referência para os currículos das escolas e redes de ensino de todo o Brasil.

Os cursos são online. A realização é livre, isto é, sem hora definida, para que o cursista possa fazer no seu tempo e ritmo, durante o primeiro semestre de 2023.

O Instituto iungo é uma organização sem fins lucrativos que, desde 2020, oferece formação docente gratuitamente, materiais pedagógicos para apoiar os educadores e realiza pesquisas para ouvir professores de todo o Brasil. 

SERVIÇO

Cartografias: mapas de projetos de vida (4h)
●    Conceitos, argumentos e histórias sobre projetos de vida
●    O papel dos projetos de vida no desenvolvimento integral dos estudantes
●    O que está previsto na Base Nacional Comum Curricular
●    As aulas de Projetos de Vida e seus impactos no trabalho docente e na comunidade escolar.

Cartografias: planejando aulas de projetos de vida (12h) 
●    Mapear os projetos de vida dos estudantes e construir propósitos formativos
●    Elaborar estratégias formativas
●    Mediar as aulas de Projeto de Vida, com o uso de metodologias ativas e a avaliação como aliada da aprendizagem
●    Elaborar um ou mais planos de aula de Projetos de Vida

Inscrições para ambos os cursos, pelo site: https://iungo.org.br/formacao/cartografias-iungo/

Fonte: Ascom

Facebook