Matéria / Geral

É possível comer de tudo e manter uma alimentação saudável?

Especialista ressalta importância de cuidados com o corpo e traz dicas de alimentos saudáveis

23/04/2023 | Redação
É possível comer de tudo e manter uma alimentação saudável? / Foto: Ascom

É provável que você tenha amigos ou conhecidos que decidiram “cortar” certos alimentos acreditando que essa era a melhor opção para emagrecer. Em muitos casos, algumas pessoas fazem dietas que não atendem às necessidades delas; outras optam até por passar fome para perder os quilos indesejados. Mas será que comer menos é a atitude mais adequada para emagrecer com saúde? 

Para a estrategista em emagrecimento, Maria Silva, melhorar a qualidade do seu prato exige comer variados alimentos e sempre com moderação. “A alimentação equilibrada começa na mente, com a mudança do comportamento, primeiramente. Você precisa respeitar sua fome e suas vontades. Quando você se conectar com seu corpo e sua saciedade não precisará comer uma barra inteira de chocolate, por exemplo. Isso porque um pedaço já será suficiente. Fome e saciedade são sinais dados pelo corpo que devem ser observados com bastante atenção”, destaca a estrategista.

Ainda de acordo com Maria Silva, as dietas restritivas não costumam trazer benefícios, porque mesmo que haja a perda de alguns quilos, encerrada a dieta, eles podem ser readquiridos, provocando uma insatisfação dobrada para a pessoa e, muitas vezes,  prejudicando a saúde. “A alimentação precisa ser variada e rica em todos os grupos alimentares: leguminosas, cereais, carnes, verduras, legumes e etc. E comer de tudo não significa comer sem consciência. É preciso que haja uma mudança da sua relação com o alimento e isso não acontece de uma hora para outra, pois é um processo que exige, primordialmente, a mudança de hábitos", afirma.

Confira algumas dicas para melhorar sua relação com a alimentação:

Consciência dos malefícios da má alimentação

A má alimentação pode causar doenças como diabetes, hipertensão e demais problemas de saúde que podem ser provocados pelo excesso de açúcar, sal, produtos industrializados e etc. 

Variação frequente dos alimentos

É interessante mudar o cardápio semanalmente. É possível experimentar comidas novas, variar frequentemente a alimentação e absorver mais benefícios dos alimentos, preferindo, assim, os naturais aos processados.

Presença durante as refeições

Deve-se mastigar devagar e com atenção. Isso é ideal para saborear os alimentos e ajudar na saciedade. Além disso, ao comer devagar, o organismo tem mais facilidade para digerir os alimentos e absorver os nutrientes.

Fonte: Ascom

Facebook