Matéria / Politica

Vereadores de Aroeiras do Itaim requerem a perfuração de poços, obras de calçamentos e construção de praça e de passagem molhada

Foram apresentados 06 (seis) requerimentos no total

02/06/2023 | Redação
Estiveram presentes todos os 09 (nove) vereadores / (Fotos: Leandro Cruz)

 

Os Vereadores da Câmara de Aroeiras do Itaim realizaram a 5ª sessão ordinária do Ano Legislativo neste ano de 2023.

Todos os 09 (nove) vereadores estiveram presentes a sessão, sendo: Manim de Silvia (presidente), Jeová de Moura (vice-presidente), Edivá Barroso (secretário), Chico Mundico, Chico de Paulo, Lucielton Moura, Georgina Moura, Zênin Holanda e Zoneide Macêdo. E no total foram apresentados 06 (seis) requerimentos, todos aprovados por unanimidade.

 

O Presidente Manim de Silvia deu inicio a sessão apresentando seus três requerimentos.

No primeiro requerimento, ele pede a perfuração e equipamento de mais um poço d'água na comunidade Boqueirão da Onça para melhor atender a demanda de água daqueles moradores:

"Sabemos que muitos problemas relacionados à distribuição de água foram resolvidos no nosso município. Muitos poços artesianos foram entregues à população nos últimos anos e muitos Aroeirenses são beneficiados. Mas, aqui peço que esse benefício também seja realizado em favor dos moradores da comunidade Boqueirão da Onça. Quando chega esse período de estiagem, a água começa a faltar nas casas. Eu tenho certeza que com a perfuração de um novo poço solucionará o desabastecimento na região".

 

No segundo requerimento, Manim solicita a construção de uma praça pública com uma academia de saúde popular na comunidade Chapada dos Mirôs:

"É uma comunidade que vem crescendo e se desenvolvendo muito. A quantidade de moradores aumentou consideravelmente nos últimos anos e se tornou uma localidade de referência. Então, peço a construção de uma praça pública lá para que seja o local para as pessoas possam se encontrarem, se reunirem, se divertirem e conviverem como comunidade. A exemplo da praça "Pedro Moura" que foi inaugurada recentemente aqui no centro da cidade que, em breve, contará com academia de saúde moderna".

 

Como terceiro requerimento, ele propõe obras de calçamentos na localidade Rodeador para atender a solicitação dos moradores:

"Há um pequeno trecho que se estende da ponte até passar pela residência de Maria de Paula, então eu acho que é mais do que justo aqueles moradores terem também suas ruas pavimentadas e mais acessíveis".

 

O Vereador Zênin Holanda fez uso da palavra para falar sobre a perfuração dos poços d'água nos povoados Angico Branco, Saco Fundo e Boqueirão da Onça.

Segundo ele, "os poços foram conquistados através do nosso esforço através da  Associação de Agricultura e a Associação de Moradores de Aroeiras do Itaim".   

Em seguida, ele apresentou mais dois requerimentos. 

No primeiro requerimento, Zenin solicita da Prefeitura de Aroeiras do Itaim a construção de uma passagem molhada no riacho da localidade Roça Velha para facilitar o tráfego dos veiculos naquele local:

"Todos nós somos sabedores do sofrimento daquela população no periodo chuvoso. São mais de 60 pessoas que moram naquela região e ficam isoladas quando chove, porque a passagem fica intrafegável. Muitos deixam suas motos ao lado do riacho porque não conseguem atravessar. Então, peço aqui o apoio e vamos nos unir para que a Prefeitura faça a construção da passagem molhada o mais rápido possível. É uma cobrança que fazemos há alguns anos, mas esperamos que neste ano seja concluída essa tão sonhada ponte".

 

No segundo requerimento, Zenin pede a Prefeitura de Aroeiras do Itaim que providencie junto ao DER/PI para que seja instalado um redutor de velocidade (quebra-molas) na PI-379, que liga Aroeiras do Itaim a Picos, na altura do povoado Angico Branco, em frente a residência do senhor Antônio Rodrigues:

"Peço o redutor de velocidade naquela localidade onde é muito frequentado. E por reunir esse grande número de pessoas, alguns motoqueiros passam em alta velocidade oferecendo muitos riscos de acidentes e atropelamentos. Portanto, esperamos que o sr. Prefeito seja solidário com os moradores da região do Angico Branco e que faça o quebra-molas o mais rápido possível!". 

 

O Vereador Chico Mundico fez requerimento verbal em que pede a conclusão de uma importante obra no povoado Roça Velha:

"O construtor responsável pela obra que está inacabada nos garantiu que o dinheiro está garantido e guardado na conta e, após o período chuvoso, será concluída em definitivo entre junho e julho. A obra é resultado de emenda parlamentar da então Deputada Estadual, Rejane Dias, e foi articulada pelo vice-Prefeito Edilson Teixeira".

 

O Vereador Lucielton Moura também fez requerimento verbal reforçando a necessidade de fiscalizar, responsabilizar e multar as pessoas que desviam e desperdiçam água:

"Sabemos que poços populares ofertados gratuitamente pela Prefeitura são de uso essencial para atender às necessidades básicas das pessoas. Então, é errado usar água desses poços para irrigação de plantações! Porque, veja bem, se desviar esta água para a finalidade de agricultura, acaba deixando outras pessoas com sede e necessitadas".

Lucielton também pede a realização de audiência pública para discutir o assunto:

"Por isso, precisamos convocar uma audiência pública para ouvirmos as pessoas que estão sendo prejudicadas para combatermos esse crime que está acontecendo em Aroeiras do Itaim". 

 

Por fim, o Vereador Edivá Barroso pede providências e recuperações estruturais das estradas vicinais do Município:

"Andado pelas comunidades, observei que a maioria das estradas vicinais encontram-se em péssimas condições de trafegabilidade e estão sendo fechadas por matos, em especial, estas estradas que solicito esta benfeitoria. Então, peço melhorias nestas vias de acesso irá facilitar o tráfego de pessoas no escoamento da produção, além de dar condições aos moradores de ir e vir sem dificuldades".

 

Edivá reforçou a importância da passagem molhada na Roça Velha: "Ano passado fiz este requerimento para solucionar de vez aquele transtorno".

Ele também pede a reestruturação da PI-379 que liga Picos a Aroeiras do Itaim:

"Essa estrada está muito estragada e esburacada. Observei que a operação tapa-buracos foi paralisada, mas não sabemos o motivo. Mas estamos confiantes que retornará, porque a situação está muito complicada!". 

 

 

Facebook