Os Vereadores da Câmara de Aroeiras do Itaim realizaram a 6ª sessão ordinária do Ano Legislativo neste ano de 2023.
Todos os 09 (nove) vereadores estiveram presentes a sessão, sendo: Manim de Silvia (presidente), Jeová de Moura (vice-presidente), Edivá Barroso (secretário), Chico Mundico, Chico de Paulo, Lucielton Moura, Georgina Moura, Zênin Holanda e Zoneide Macêdo.
A sessão também foi prestigiada por muitos líderes políticos, exs-vereadores e pela população em geral.
No total, cerca de 30 pessoas estiveram no plenário acompanhando a sessão.
Requerimentos
O Presidente Manim de Silvia deu inicio a sessão para informar que:
"Foi retomada das obras de calçamentos do povoado Roça Velha e que seguirá para o povoado Saco das Cabaças. Seguiremos acompanhando essas obras e também convido todos os vereadores a juntos visitarmos lá".
Manim se disponibilizou a buscar soluções para os problemas de falta de água em algumas comunidades e buscar providências para a iluminação pública.
"Tenho certeza que o mais breve possível serão resolvidos esses problemas. O Prefeito Bill e o Secretário Wesley me confirmaram que os equipamentos estão sendo providenciados com os fornecedores".
Por fim, Manim disse que a praça principal da Igreja de São José será reformada e muitas outras obras virão.
O Vereador Edivá Barroso apresentou 05 (cinco) requerimentos solicitando obras de recuperação das vias públicas.
No primeiro requerimento, Edivá pede serviços de tapa-buracos nos relevos profundos deixados pela ação das chuvas na ladeira da Pitombeira, na margem do acostamento da rodovia, em vários pontos do percurso da ladeira:
"As laterais na margem do acostamento da rodovia são profundos, correndo risco iminente de acidentes com motos e carros que trafegam ali. Então, peço ao Poder Público Municipal que mande uma enchedeira com caçamba para que recupere aquelas crateras da ladeira da Pitombeira"
No segundo requerimento, ele pede o serviço de limpeza do acostamento da margem da PI 379 em todo o percurso até o limite com o município de Picos:
"O acostamento encontra-se coberto pelos matos, obrigando as pessoas que fazem caminhadas a andarem no centro da pista, correndo grande riscos de acidentes. Então, peço urgência nisso".
No terceiro requerimento, Edivá pede providências para a revisão e troca dos tablados da ponte da Ponta do Morro, sobre o Rio Itaim, que dá acesso às localidades da região de Fazenda Nova:
"Reivindico com urgência que faça o conserto da ponte que está em ruínas. A ponte pode ocasionar graves acidentes, com as pessoas e veículos que circulam diariamente por aquela via de acesso aos povoados".
No quarto requerimento, ele solicita a reposição das lâmpadas que fazem a iluminação pública nas zonas urbana e rural, ampliando essa demanda para todos possam usufruir desse direito:
"Muitas ruas estão às escuras e os cidadãos de bem temem atitudes criminosas de vandâlos ou pessoas maldosas. Por isso, pedimos a eficiência da iluminação pública para garantir segurança aos moradores".
No último requerimento, Edivá propõe que sejam enviadas homenagens as famílias enlutadas de Antônio Holanda, Raimundo Pessoa Holanda, Odilo Raimundo de Barros, Maria da Guia Bezerra Neves, Maria de Jesus e Chagas Herculano. Segundo ele, essas pessoas prestaram relevantes serviços ao município de Aroeiras do Itaim, além de construírem um ciclo de amizade muito bom com a população Aroeirense, deixando lembranças e saudades à familia e amigos.
A Vereadora Zoneide Macêdo falou sobre seu requerimento em que solicita da Secretaria Municipal de Saúde que destine um médico para as comunidades rurais ao menos uma vez por semana:
"Em visitas realizadas as localidades rurais de Aroeiras do Itaim, os moradores me pediram que os médicos estejam nas comunidades fazendo atendimentos de saúde. Principalmente, que os médicos vá as residências dos idosos acamados que estão impossibilitados de ir até os postos de saúde. Portanto, é um apelo da população que esses médicos estejam presentes, pelo menos uma vez por semana, para efetivar esses atendimentos necessários".
Em resposta ao requerimento, o Vereador Lucielton Moura pediu a parte para informar que: "os atendimentos médicos de saúde sempre aconteceram desde o ex-prefeito Gilmar de Deus. Os agentes de saúde são os profissionais responsáveis de organizar a agenda para que sejam realizadas essas consultas. Por isso, reforço que as pessoas que precisarem de serviços médicos, comuniquem aos agentes de saúde e falem sobre suas necessidades".
O Vereador Zênin Holanda explicou seus dois requerimentos. Ele reforça a necessidade do abastecimento de água na comunidade Fazenda Nova:
"Segundo os moradores, a água não está em todas as casas. Então, pedimos novamente a Prefeitura que tome providências para que todas as familias tenham direito à agua em suas casas na Fazenda Nova".
Zênin solicita providências e reposição das lâmpadas para bom funcionamento da rede de iluminação pública nas comunidades: Sítio, Saco das Cabaças, Roça Velha, Prensa, Juá e Boa Vista:
"Estamos visitando várias comunidades e muitas estão às escuras. Hoje, quem tem condição financeira, coloca por conta própria, particular. Mas sabemos que muitos não podem. E a taxa continua sendo cobrada mesmo sem ter iluminação público. Então, espero que o sr. Prefeito seja solidário com os moradores da região fazendo a reposição das lâmpadas e da iluminação o mais breve possível".
Zênin também pede a instalação de uma academia popular de saúde no povoado Boqueirão da Onça:
"Boqueirão da Onça é uma comunidade de cerca de 200 moradores que pedem a construção de uma praça com academia de saúde para garantir mais qualidade de vida".
No final da sessão, o Vice-Prefeito, Edilson Teixeira, fez seus discursos esclarecendo as ações da Prefeitura Municipal:
"Estamos lutando muito para criar um Posto de Saúde da Família (PSF) no nosso município, através do Programa Mais Médicos do Governo Federal. É algo que pode acontecer no próximo ano. Sobre a iluminação, estamos com projeto de iluminar toda a área urbana da nossa cidade e, posteriormente, será direcionada aos povoados e comunidades rurais. Sobre a manutenção da PI 379, sabemos que é de competência do Governo do Estado, mas estamos sim fazendo a operação tapa-buracos e roços dos acostamentos. E também faremos as recuperações das estradas vicinais. As obras pararam apenas por conta das chuvas que iriam deteriorar todo nosso trabalho. Mas sim, a população pode ficar tranquila que tudo será feito, é só questão de tempo. Eu zelo muito pela prevenção e estamos tomando providências em relação a esses assuntos".
Vejam mais fotos da sessão: