Matéria / Politica

Governador Rafael Fonteles inaugura obras e solicita a duplicação de novos trechos das BRs 316 e 343

A obra duplicou 8,4 km na saída sul de Teresina, beneficiando o tráfego de 10 mil veículos diariamente na região

01/08/2023 | Redação
Os recursos de toda a obra de duplicação da BR-343 foram de R$ 89 milhões, oriundos do Tesouro Estadual / (Fotos: CCOM PI)

 

O Governador Rafael Fonteles inaugurou, nesta terça-feira (1º), a duplicação da BR-316, na saída sul de Teresina.

A obra foi entregue em várias etapas e o Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), duplicou 8,4 km da via, beneficiando o tráfego de 10 mil veículos diariamente na região.

 

Durante a inauguração, o chefe do Executivo estadual informou que solicitou ao governo federal a inclusão no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da continuação da duplicação das BRs 316 e 343, esta última na saída leste de Teresina.

“O Dnit já está duplicando a BR 316 até Demerval Lobão e eu tenho certeza que o presidente Lula deve colocar dentro do PAC a duplicação [de Demerval Lobão] até Monsenhor Gil e depois até a Estaca Zero”, disse Rafael Fonteles. O novo PAC será lançado no dia 11 de agosto, pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.

 

O governador também solicitou ao ministro Rui Costa que autorize a duplicação da BR-343 de Altos até Campo Maior e de lá até Piripiri, já que a duplicação entre Teresina e Altos já está autorizada pelo Dnit. “Isso vai melhorar enormemente a segurança, a trafegabilidade e a competitividade dessa região importante do estado do Piauí que inclui a nossa capital”, disse o governador.

 

Obra de duplicação da BR-343 executada pelo Governo do Estado

A fase entregue agora corresponde à pavimentação de um pequeno trecho no local onde funcionava o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), além de passarelas e calçadas. Os recursos de toda a obra de duplicação da BR-343 foram de R$ 89 milhões, oriundos do Tesouro Estadual. “A gente está aqui em um momento que eu diria histórico para a cidade de Teresina. É uma obra que já teve inaugurações parciais, mas agora é a inauguração total da obra de duplicação dessa saída importante de Teresina em direção ao sul do estado. E essa duplicação segue em direção a Demerval Lobão, agora sob responsabilidade do governo federal”, afirmou o governador.

 

Rafael lembrou que a duplicação foi complexa, justamente porque ocorreu dentro da área urbana de Teresina, interferindo no dia a dia de quem transita pela região.

“É uma obra demorada porque você teve que fazer desapropriações, três viadutos, algumas passarelas, toda sinalização, urbanização, tudo isso sem parar o tráfego”, frisou Fonteles.

 

O diretor-geral do DER, Leonardo Sobral, destacou que essa é a mais importante obra de mobilidade urbana executada pelo Governo do Estado em Teresina.

“Construímos duas vias principais, duas vias marginais, implantação de passarelas para dar conforto e segurança aos pedestres que precisam trafegar. Essa obra aqui é um incentivo para o desenvolvimento social e econômico da cidade de Teresina e também do estado do Piauí”, disse o gestor.

Facebook