Matéria / Politica

Câmara de Municipal de Picos realiza sessão e vota projetos de lei

A sessão foi presidida pelo vice-presidente da casa, vereador José Luís de Carvalho

12/08/2023 | Redação
Plenário da Câmara Municipal de Picos / Foto: AgoraED

 

A Câmara de Vereadores de Picos em sessão realizada na última quinta-feira (10), que foi presidida pelo vereador e vice-presidente da casa, José Luís de Carvalho – Irmão Zé Luís – MDB, votou projetos de lei que estavam em tramitação, bem como alguns requerimentos que foram apresentados pelos parlamentares.

 

Como de praxe a presidência da Câmara encaminhou todos os projetos de lei para a Comissão Permanente de Legislação, Justiça e Redação Final com a finalidade de receber parecer técnico. Dentre os projetos, vale destacar o Projeto de Lei do Prefeito Municipal, que altera e acrescenta dispositivos à Lei Municipal nº 2.474/2013. Criação da Secretaria Municipal de Turismo, bem como também o Projeto Decreto Legislativo proposto pelos Vereadores: Hugo Victor, Chaguinha, Wellington Dantas, Rinaldinho e Evandro Paturi, e assinado pelos demais Vereadores, concedendo a Medalha Coêlho Rodrigues aos maçons: Genivaldo dos Santos Leal, Jarbas Nogueira Matias e Ronald Calixto de Sousa.

O vereador Irmão Zé Luís no final da sessão, comunicou que a próxima sessão ordinária será realizada na quarta-feira (16) e não na quinta, e informou que todos os projetos em tramitação serão levados a plenário para votação.

Vereador José Luís - Foto: AgoraED

 

O parlamentar que também apresentou um requerimento, solicitou do Secretário de Estado da Saúde a instalação de uma academia de saúde no povoado Riacho Vermelho, no município de Picos, pois segundo ele, essa é uma reivindicação dos moradores daquela comunidade.

 

Veja abaixo os projetos e requerimentos em destaques da pauta do dia.

 

PROJETOS QUE FORAM ENVIADOS PARA A COMISSÃO PERMANENTE DE LEGISLAÇÃO, JUSTIÇA E REDAÇÃO FINAL COM A FINALIDADE DE RECEBER PARECER TÉCNICO

- Projeto de Lei do Prefeito Municipal, que altera e acrescenta dispositivos à Lei Municipal nº 2.474/2013. Criação da Secretaria Municipal de Turismo.

- Projeto Decreto Legislativo do Vereador Wellington Dantas, concedendo o título de cidadão Picoense ao Presidente da AGESPISA Sr. José Ribamar Nolleto Santana (Zé Santana), em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município e ao povo Picoense.

- Projeto Decreto Legislativo do Vereador Wellington Dantas, concedendo a medalha do mérito legislativo “Ver. Gilson Nunes” a Cabo da PM/PI Maura Isabel de Lima Luz.

- Projeto Decreto Legislativo do Vereador Chaguinha, concedendo o título de cidadão Picoense ao Sr. Francisco Antonio da Silva, natural de Valença do Piauí, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município e ao povo Picoense.

- Projeto Decreto Legislativo do Vereador Chaguinha, concedendo o título de cidadão Picoense ao Sr. Genivaldo dos Santos Leal, natural de Oeiras Piauí, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município e ao povo Picoense.

- Projeto de Lei do Vereador Matusalém Almeida, oficializando a denominação da Rua São José, localizada no bairro Pedrinhas.

- Projeto de Lei do Vereador Evandro Paturi, denominando de Rua José Arcanjo Sobrinho, a Rua Projetada nº 30 do loteamento Villa Serrana II no bairro Paraibinha.

- Projeto Decreto Legislativo proposto pelos Vereadores: Hugo Victor, Chaguinha, Wellington Dantas, Rinaldinho e Evandro Paturi, e assinado pelos demais Vereadores, concedendo a Medalha Coêlho Rodrigues aos maçons: Genivaldo dos Santos Leal, Jarbas Nogueira Matias e Ronald Calixto de Sousa.

- Projeto Decreto Legislativo do Vereador Hugo Victor, concedendo a medalha do mérito legislativo “Ver. Gilson Nunes” ao Sr. José Aírton Carvalho Dantas.

- Projeto Decreto Legislativo assinado pelos Vereadores: Hugo Victor, Chaguinha, Wellington Dantas, Rinaldinho e Evandro Paturi, concedendo a medalha do mérito legislativo “Ver. Gilson Nunes” ao Sr. Francisco Valdeci de Sousa Cavalcante.

 

PROJETO VOTADO EM 1ª VOTAÇÃO

- Projeto de Lei do Vereador Eriberto Barros, denominando de Rua Idalina Maria de Araújo, a via pública que liga a Av. beira Rio até a Ru Audy Valle no bairro Ipueiras.

- Projeto de Lei do Vereador Chaguinha, oficializando a localização da Rua Novo Horizonte, localizada no bairro Ipueiras.

- Projeto de Lei do Vereador Chaguinha, oficializando a denominação da Rua Armínio Rocha, a antiga Rua Cel. Francisco Antônio Frota, iniciando na Rua Santo Inácio, cruzando a Av. Deputado Sá Urtiga e vai até o morro do Bairro Morada do Sol, nesta cidade de Picos.

- Projeto de Lei da Vereadora Dalva Mocó, instituindo o uso do colar de girassol como símbolo identificador de pessoas com deficiências ocultas no âmbito do Município de Picos.

- Projeto de Lei da Vereadora Dalva Mocó, oficializando a denominação da Rua Lírio Baldoino, a via pública que liga o bairro Junco ao Bairro Pedrinhas.

 

REQUERIMENTOS

Vereador Eriberto Barros, solicitou da Secretária Municipal de Educação, solicitando as devidas providências no sentido de informar a esta Casa Legislativa o porquê não está tendo aulas para as crianças de 02 e 03 anos na Escola Municipal do Povoado Gameleira dos Rodrigues.

 

Vereador José Luís, requereu do Secretário de Estado da Saúde a instalação de uma academia de saúde no povoado Riacho Vermelho, neste Município.

 

Vereador Antônio Moura, solicitou do Secretário Municipal de Obras, que seja feito o serviço de pavimentação asfáltica da Travessa Benedito Portela, localizada no bairro Canto da Várzea. Em outro requerimento o Edil solicita do Coordenador do FUMIP, que faça a reposição das lâmpadas de iluminação pública no povoado Saquinho.

 

Vereador Wellington Dantas, solicitou da Presidência da Câmara o envio de uma moção de pesar aos familiares enlutados do saudoso Joaquim Mendes Sobrinho, que residia no Povoado Junco dos Monteiros. Em outro requerimento o Parlamentar solicitou do Coordenador do FUMIP, que faça a reposição de lâmpadas nos povoados: Morro da Areia, Brejinho e Cipaúba.

 

Vereador Maté, requereu da Secretaria de Obras, que seja feita uma operação tapa buracos na Rua Luís Malaquias, localizada no povoado lagoa Comprida. Em outro requerimento o Parlamentar requer do Presidente da AGESPISA, a perfuração de um poço tubular no Alto das Caraíbas no bairro Umarí. Solicitou também da Presidência da Câmara o envio de uma moção de pesar aos familiares enlutados do saudoso Luiz Ricardo Gonçalves, que residia no povoado Valparaiso.

 

Vereador Chaguinha, requereu da Secretária Municipal de Educação – Noêmia Marques, que seja feita uma reforma geral na escola do Povoado Carnaíbas.

 

Vereador Matusalém, solicitou do Governo do Estado, a instalação de um centro de Equoterapia nesta cidade de Picos. Solicita da Presidência da Câmara a realização de uma sessão solene comemorativa ao dia do escritor e dos autores. Em outro requerimento o Parlamentar solicita do Secretário Municipal de Obras, que seja feita uma operação tapa buracos nas ruas dos bairros: São José o Morada do Solo.

 

Vereador Toinho de Chicá, solicitou da Prefeitura de Picos, através de suas respectivas Secretarias, que seja feita pavimentação nas ruas que não são pavimentadas e a construção de um posto de saúde no bairro Belo Sul, bem como, seja feita recuperação da pavimentação nas ruas dos bairros: Passagem das Pedras e Boa Vista.

 

Vereador Marcos Buriti, requereu do secretário Municipal de Obras que faça o conserto nos vazamentos do esgoto interno no mercado central.

Da Redação

Facebook