Os Vereadores da Câmara de Aroeiras do Itaim realizaram a 8ª sessão ordinária do Ano Legislativo neste ano de 2023. A sessão ocorreu na última sexta-feira (08 de setembro).
Na oportunidade, estiveram presentes 08 (oito) Vereadores, sendo: Manim de Silvia (presidente), Jeová de Moura (vice-presidente), Chico Mundico, Chico de Paulo, Lucielton Moura, Georgina Moura, Zênin Holanda e Zoneide Macêdo.
1º discurso: Vereador Zenin Holanda
O Vereador Zênin Holanda deu início a sessão apresentando seus dois requerimentos e um projeto de lei solicitando:
1. Que seja feita a perfuração de um poço artesiano na localidade Pau D’árco para atender a solicitação dos moradores que lá residem;
2. Que seja feita a conclusão do calçamento do pé da ladeira do Boqueirão até a PI-379;
3. A denominação de Rua Raimundo José de Moura a atual via pública com inicio na PI-379 até o povoado Boqueirão da Onça.
De acordo com Zenin, "os moradores da comunidade Pau D'arco nos procuraram lamentando que a água não está chegando nas casas das pessoas que residem na comunidade, assim como na Baixas e Santa Maria. Então, aqui solicito ao Prefeito que busque recursos para a perfuração de um poço d'água naquela região. O abastecimento de água lá dura poucas horas e isso nos sensibiliza, pois sabemos que água é vida e à população está sofrendo. Peço providências para que seja resolvido esse problema!".
Em seguida, Zenin pede que "seja concluído o calçamento do pé da ladeira a saída as margens da PI-379. As pessoas que moram lá nos solicitam que seja finalizado esse serviço para evitar o ácumulo de poeira e lama. Como é um trecho pequeno, pode ser concluída até com recursos próprios do município para dá qualidade de moradia àquelas pessoas!".
Por fim, apresenta o projeto de lei para homenagear o Sr. Raimundo de Moura que foi o 1º Presidente da Câmara de Vereadores de Aroeiras do Itaim.
Segundo ele, "o Sr. Raimundo tem um grande legado e serviço prestado à população Aroeirense e sabemos o quanto ele lutou por aquela comunidade de Boqueirão da Onça. Eu tive o prazer de conhecê-lo em vida, e sei o quanto ele foi importante e reconhecido pelo seu exemplo de cidadão. Com certeza, merece muito essa homenagem por ser filho de nossa terra!
2º discurso: Presidente Manim de Silvia
Em seu pronunciamento, comentou que o problema de abastecimento de água "é, infelizmente, algo comum nesta época do ano. Sobretudo, por causa do calor extremo e a alta demanda e necessidade de água. As comunidades cresceram muito, e o sistema de abastecimento de água não está acompanhando esse crescimento populacional. Mas, estou sabendo que o Prefeito Bill de Deus irá a Teresina esta semana em busca de recursos para a perfuração de novos poços d'águas para solucionar de vez esse problema".
Em continuação, Manim reforça novamente a fiscalização e a punição dos responsáveis pelos desvios de água que: "é algo muito triste ver a falta de consciência de pessoas que desperdiçam água, prejudicando até seus próprios familiares que não conseguem ter acesso à agua para suas necessidades mais básicas".
Manim informou sobre a construção de uma nova ponte para a passagem de pedestres e transportes na comunidade de Fazenda Nova:
"O Deputado Marcelo Castro encaminhou emenda parlamentar para implementar recursos na construção desta ponte nova. Por conta de burocracias licitatórias, possivelmente só esteja disponível no começo do próximo ano. Mas no que depender da Gestão do Prefeito Bill, faremos o mais rápido possível assim como o projeto de construção".
Sobre os calçamentos no Boqueirão da Onça, Manim afirma que os calçamentos serão concluídos em breve e que se estenderá em muitas outras comunidades: "como sabemos, houveram muitas obras de calçamentos neste ano e serão intensificados em breve".
3º discurso: Vereador Lucielton Moura
Em seu pronunciamento, Lucielton falou sobre a escassez da água na região.
Segundo ele, "realmente é muito complicado a falta de água neste período de estiagem e por motivos que, infelizmente, não depende apenas de nós, mas sim da conscientização das pessoas. Na minha própria casa e da minha família sofremos com esse problema de falta de água. Enquanto às pessoas não respeitarem e entenderem a importância de preservar a água, não haverá água para todos. Se às pessoas das comunidades não ajudarem uns aos outros, pode perfurar inúmeros poços que não vai resolver. Nós da associação da comunidade Saco das Cabaças sabemos que o desperdício é gigantesco!"