Matéria / Politica

Vereador Wellington Dantas propõe Lei para inclusão de alunos com necessidades especiais em Picos

O projeto busca garantir que alunos com essas necessidades tenham acesso à atenção direcionada que necessitam para um aprendizado eficaz

23/09/2023 | Redação
Vereador Wellington Dantas / Foto: AgoraED

Por: Danilo Eliéser

Em celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o vereador Wellington Dantas apresentou, na sessão da Câmara Municipal de Picos desta quinta-feira, 21 de setembro, um projeto de lei que visa promover a inclusão social de pessoas com transtornos e deficiências intelectuais na rede de ensino pública e privada do município.

O projeto, foi submetido às comissões pertinentes para análise, nele propõe a obrigatoriedade da disponibilização de profissionais de apoio ou professores auxiliares especializados em cada sala de aula que contenha alunos portadores de Transtorno do Espectro Autista, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e alunos com Deficiência Intelectual.

Durante seu discurso na sessão, o vereador Wellington Dantas explicou a necessidade dessa medida. Ele destacou que a presença de um único professor nas salas de aula que abrigam alunos com necessidades especiais não é suficiente para proporcionar o apoio adequado a esses estudantes. O projeto busca garantir que alunos com essas necessidades tenham acesso à atenção direcionada que necessitam para um aprendizado eficaz.

"Nós sabemos que onde tem alunos, especialmente crianças, com alguma necessidade especial de atenção em sala de aula, apenas um professor não consegue dar conta, pois esse aluno precisa de fato de atenção direcionada. Atualmente, existem muitas salas de aula que têm aluno com essa necessidade, mas não têm a presença do professor auxiliar ou de um monitor. Nós, enquanto legisladores, temos que desenvolver ações, projetos e requerimentos que possam promover cada vez mais a inclusão", afirmou o vereador.

O projeto de lei propõe que a implementação dessa medida ocorra no próximo ano, buscando assegurar que os alunos com necessidades especiais tenham acesso ao apoio adequado em suas salas de aula, promovendo, assim, a inclusão e o desenvolvimento educacional desses estudantes no município de Picos.

Se aprovado pelas comissões, o projeto deve ser votado em primeira votação na sessão da próxima quinta-feira, 28 de setembro.

 

Fonte: Folha Atual

Facebook