Matéria / Geral

Sommelier: profissional é essencial para potencializar a experiência dos apaixonados por vinhos

Com a crescente demanda e consumo de vinhos, essa atividade é lembrada como uma força para consolidar a cultura dessa bebida no Piauí

10/11/2023 | Redação
Sommelier: profissional é essencial para potencializar a experiência dos apaixonados por vinhos / Foto: Ascom

Na trajetória profissional entre o jovem repositor de loja ao comando de um dos atendimentos mais importantes no supermercado Pão de Açúcar, o sommelier Daniel Oliveira fala com orgulho do seu crescimento na área em que aprende não só sobre bebida, mas sobre o mundo e as pessoas. Atendente de vinhos há seis anos na rede de supermercados, ele enxerga que sua função é também transmitir a cultura do vinho. “Ensinar sempre. E quando ensino, eu aprendo também. E isso é algo que me deixa feliz, me faz realizado”, comenta.
 
Com a crescente demanda e consumo de vinhos, essa atividade é lembrada como uma força para consolidar a cultura dessa bebida no Piauí. O Pão de Açúcar oferece o serviço de consultoria de harmonizações em suas lojas para os clientes que buscam opções e variedades da bebida que atravessa a história da humanidade. Os consultores das lojas são profissionais capacitados constantemente e dão dicas de combinações e apresentam os melhores produtos e ofertas de acordo com cada ocasião.

No treinamento dos atendentes para as lojas Pão de Açúcar, os profissionais conhecem os vinhos que são comercializados, visitam as principais regiões produtoras e que são fundamentais para aumentar a venda e personalizar o atendimento. Eles são responsáveis pela seleção dos rótulos, organização, limpeza e atendimento direto ao cliente. 

“Durante a nossa formação, temos a oportunidade de conhecer de perto toda essa cultura do vinho. Nosso principal objetivo é auxiliar e ajudar os clientes a escolher um bom vinho. É um momento de troca muito importante, porque temos a oportunidade de auxiliar experiências degustativas dos clientes. Gosto de atender os clientes e saber as respostas e os orientar corretamente. Afinal, o vinho é a única bebida que mexe em todos os seus sentidos, você aprende sobre o mundo, pessoas”, explica o atendente de vinhos, Daniel Oliveira. 

Ele comenta ainda que o perfil do público consumidor de vinho vem mudando com o passar dos anos. Se antes o cliente tradicional do vinho era alguém mais velho, que de modo cerimonial procurava certa sofisticação, hoje há gente jovem, despojada, que procura entender de vinho, experimenta novos estilos, safras e regiões pelo prazer que o vinho proporciona. “E, nós, estamos sempre atentos e nos qualificando. Ouvir também as necessidades dos clientes é fundamental para sermos assertivos em nossas indicações. Por isso que é uma experiência, uma troca degustativas quando auxiliamos os nossos clientes”, pontua. 

Dentro da grande variedade de rótulos oferecidos, os clientes Pão de Açúcar encontram a premiada linha Club des Sommeliers. Com mais de 90 rótulos em seu portfólio, o Club des Sommeliers é a maior marca própria de vinhos no Brasil e conta com uma seleção que passa por diversas uvas e regiões produtoras de todo o mundo.

Fonte: Ascom

Facebook