Matéria / Politica

Vereadores de Aroeiras do Itaim aprovam projetos de lei, avaliam o ano legislativo e debatem propostas e melhorias para a cidade

11/12/2023 | Redação
Estiveram presentes: Manim de Silvia (presidente), Jeová de Moura (vice-presidente), Chico Mundico, Chico de Paulo, Georgina Moura, Katiane Holanda, Lucielton Moura, Zênin Holanda e Zoneide Macedo / (Fotos: Leandro Cruz)

 

A Câmara de Vereadores de Aroeiras do Itaim realizou a 11ª sessão deste Ano Legislativo de 2023 na última sexta-feira (08).

Na ocasião, todos os 09 (nove) Vereadores estiveram presentes que foram: Manim de Silvia (presidente), Jeová de Moura (vice-presidente), Chico Mundico, Chico de Paulo, Georgina Moura, Katiane Holanda, Lucielton Moura, Zênin Holanda e Zoneide Macêdo.

 

Na pauta, foram aprovados, por unânimidade, os seguintes projetos de lei:

1. Que transforma o Cargo de Auxiliar de Enfermagem em Cargo de Técnico de Enfermagem, adequando as atribuições já exercidas há tantos anos;

2. Que regulamenta a política de tempo integral sob a competência da Rede Municipal de Educação em consonância ao Ministério da Educação.

 

Discurso do Presidente Manim de Silvia

Manim de Silvia destacou os andamentos das obras de asfaltamentos na cidade:

"Como anunciamos, as obras de asfaltamento das ruas e comunidades de Aroeiras do Itaim está acontecendo e logo será concluido. Em breve, será a construção do ginásio poliesportivo. Sabemos que, por burocracias, pode até demorar, mas serão realizadas com certeza e em 2024 será um ano repleto de inaugurações para geração de empregos e renda para a população!"

 

Manim de Silvia também informou dos novos poços que serão destinados a zona rural do município:

"Estivemos novamente em Teresina solicitando a destinação de novos poços de água para abastecer as comunidades. Conquistamos um poço para Boqueirão e para Chapada dos Mirôs. Sabemos que existe toda uma logística e exigências para o projeto da Defesa Civil e isso será feito. O Prefeito Bill de Deus e o Secretário Wesley de Deus também estão buscando recursos para estabelecer uma rede de iluminação pública na entrada da cidade e da PI-379"

 

Discurso do Vereador Chico Mundico

O Vereador Chico de Mundico expressou sua gratidão a Gestão por atender as suas solicitações:

"Vocês são sabedores que somos cobrados todos os dias, principalmente pelas insatisfações por falta de água que isso acontece em todos os municípios. Mas o Prefeito Bill e Secretário Wesley estão se esforçando muito para resolver esses problemas, como foi no caso da nova bomba de Chapada dos Mirôs e as novas caixas d'águas que estão sendo instaladas. Nesse mês de novembro diminuiu muito as reclamações! E isso tá sendo bom para todos!"

 

Discurso do Vereador Lucielton

O Vereador Lucielton Moura iniciou seu discurso parabenizando a gestão do Prefeito Bill de Deus à frente da Prefeitura de Aroeiras do Itaim que:

"Está realizando um excelentíssimo trabalho para à nossa população e tenho certeza que no próximo ano continuaremos esse maravilhoso trabalho com grandes obras, inaugurações e realizações! Todas as obras que estão sendo implementadas são de grande valor para a vida de nossa população. A mais recente foi a nova bomba d'água instalada no poço da comunidade de Chapada dos Mirôs que aumentou tanto que está quase 'arrancando as torneiras', como disseram. A Chapada dos Mirôs era uma comunidade que sofria por falta de água e agora tá resolvido. Como falei, o Prefeito Bill está fazendo um excelentíssimo trabalho! O que falta mesmo é a conscientização das pessoas, sobretudo na responsabilidade de usar a água e se Deus quiser o próximo ano não falaremos mais desse problema de água."

 

Lucielton também parabenizou todos os Secretários Aroeirenses: "Também parabenizo a todos os secretários e todas as secretárias pelo compromisso de trabalhar e trabalhar com excelência! A Secretaria de Saúde, por exemplo, têm prestado um serviço importantíssimo com carros à disposição 24h por dia, medicamentos em todos os postos, atendimentos de saúde. E também estender a Secretaria de Educação e a Secretaria de Meio Ambiente que estão realizando muitas ações!" 

 

Discurso da Vereadora Katiane

Em seu discurso, a Vereadora Katiane Holanda disse que: "Tenho percorrido as comunidades de Aroeiras do Itaim e percebo que o maior problema de falta de água é no Boqueirão. Não são em todas as casas, mas em algumas tem água um dia sim e outro não, foi o que informou uma moradora. Eu me comprometi a solicitar e trabalhar para conseguirmos. Então, fico feliz com essa informação que em poucos meses a comunidade de toda Boqueirão será contemplada com água em abundância. Sobre os demais assuntos relacionados à saúde, à educação, à assistência social e tudo mais são somente elogios! Então mostra que a Prefeitura está fazendo belíssimo trabalho!"

 

Em seguida, Katiane reforçou seu requerimento que pede melhorias da iluminação pública da cidade. Ela disse que é: "Muito perguntada sobre o assunto se existe algum projeto ou solicitação junto ao DER-Piauí. Então, também fico satisfeita em saber que estão buscando recursos para estabelecer uma rede de iluminação pública na entrada da cidade e da PI-379".

 

 

Discurso do Vereador Chico de Paulo

O Vereador Chico de Paulo apresentou um projeto de lei que propõe denominar o atual conjunto habitacional (Cohab) como Edivá Barroso:

"Em parceria com o Vereador Zenin, estamos propondo que a atual Cohab seja denominada de Edivá Barroso como homenagem póstuma a mémoria do nosso eterno amigo. Claro que precisamos averiguar se existe algum projeto denominando aquele conjunto habitacional antes de votar em definitivo, mas acredito que não tenha nome. Então, na próxima sessão iremos votar em definitivo".

Em seguida, Chico de Paulo solicita que a Prefeitura disponibilize uma van ou outro transporte de passageiros para atender os estudantes que vão as universidades de dia e de noite em Picos.

 

Discurso do Vereador Zenin Holanda

O Vereador Zenin parabenizou a Associação de Moradores de Aroeiras do Itaim pela aquisição de tratores agrícolas e equipamentos para ajudar os agricultores familiares:

"Estamos muito alegres por ajudar os agricultores do município com esses tratores recebidos pela Codevasf e em janeiros virão mais. Quero também informar que o DNOCS está fazendo novas canalizações para abastecimento de água para entregarmos os poços conquistados pela Associação. Então, é isso poços nunca é demais e quanto mais melhor para nossa população!" 

 

Zenin comentou o projeto de lei que apresentou em parceria com o vereador Chico de Paulo que propõe o nome de Edivá Barroso ao conjunto habitacional de Aroeiras do Itaim:

"Vamos pesquisar se existe outro nome. Se tiver, respeitamos e nomearemos outro órgão público municipal. Se não tiver, vamos estabelecer com esse nome do nosso amigo que é muito merecido para ficar eternizado".

Sobre o projeto de lei que será votado na próxima sessão, o Vereador Zenin pede que os reajustes sejam para todos os servidores públicos municipais.

 

Discurso da Vereadora Zoneide Macedo

A Vereadora Zoneide Macêdo explicou porquê fez o pedido de mais tempo para análise do projeto de lei em pauta, pois, segundo ela, "Eu sou a favor sempre da valorização dos servidores, mas que englobe todos os servidores gerais das classes, principalmente em planos de carreiras. Então, peço vistas para que eu possa analisar e estudar melhor o projeto e agradeço pela compreensão".

 

Discurso do Vereador Jeová

O Vereador Jeová de Moura fez seus agradecimentos pelo ano legislativo: "É agradecer a Deus por este ano de trabalho e que próximo ano seja ainda melhor! Aos colegas, peço desculpas se falei ou falhei em algum aspecto. Então, quero parabenizar a nós todos Vereadores e é uma grande satisfação trabalhar com vocês! Eu estou aqui para apoiar todos os projetos positivos para à população, podem contar sempre comigo. Muito obrigado!"

 

Discurso da Vereadora Georgina

A Vereadora Georgina Moura disse que: "Seguirei trabalhando para aprovar todos os projetos e requerimentos para o bem da população. E desde já quero desejar um feliz Natal e um próspero Ano Novo e que todos nossos sonhos sejam realizados!"

Nesta próxima quinta-feira, 15 de dezembro, ocorrerá uma sessão extraordinária para votar os últimos projetos de lei do ano de 2023.

Facebook