Matéria / Entretenimento

Centro Cultural do Tribunal de Justiça do Piauí já tem definida as próximas etapas

19/01/2024 | Redação
/ (Foto: Ascom)

 

Nesta quinta-feira (18) foram apresentados os passos que devem ser tomados para a sequência do projeto do Centro Cultural do TJ-PI. A equipe técnica do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), responsável pelo planejamento, definiu quais são as etapas para que o projeto seja entregue este ano. A primeira etapa do centro deve ser entregue no dia 09 de dezembro.

Silvio Leite, empresário e publicitário que participa voluntariamente do projeto, destacou a importância de dar um novo impulso à iniciativa. "Soube desse projeto no ano passado e reconheço a relevância de um museu que vai além do prédio, envolvendo também o conteúdo que estará lá dentro. Por quase seis meses, o projeto permaneceu estagnado. Vim com sangue da iniciativa privada, e consegui a motivação de todos, o engajamentos e o primeiro passo que fez com que todo mundo entendesse, foi que nós marcamos a inauguração, para mostrar que vai ficar pronto”, ressaltou.

A reunião contou com a presença de representantes do poder público, incluindo o deputado Fábio Novo, ex-secretário de cultura do estado, o Juiz Auxiliar da Presidência Luiz de Moura, Paulo Gutemberg e Paulo Vasconcelos, o arquiteto responsável pela apresentação do projeto, além das equipes técnicas do Núcleo de Memória, Engenharia e da Secretaria de Orçamento e Finanças.

Carlos Anchieta, atual secretário de estado da cultura, se mostrou otimista com o projeto do Centro Cultural do TJ-PI. “Eu vi um time formado, preparado para ganhar, para que o Estado do Piauí tenha o maior centro cultural do Nordeste. Com amplas salas, com um amplo auditório, então o Piauí só tem a ganhar. Há dias eu venho falar com o professor Paulo Vasconcelos, que é o arquiteto desse empreendimento, que a gente não tem um espaço para ter uma grande bienal, trazer as grandes obras para o Estado do Piauí, e (o Centro Cultural do TJ-PI) veio casar com esse pensamento” afirmou o secretário.

O projeto, além de abrigar exposições e eventos culturais, será utilizado para expor itens do acervo do TJ-PI, que possui peças de grande valor histórico para a região. O presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida, destacou a importância de otimizar o tempo e apresentar o projeto ao governador do Estado. "Nós sabemos da grandeza, da importância deste grande projeto, e por esta razão nós temos que otimizar o tempo. E a nossa preocupação nessa reunião foi exatamente esta. Evidentemente, aqui nós conseguimos reunir pessoas com grandes expertises. O Dr. Silvio Leite está nos ajudando nesse voluntariado dele, o nosso ex-secretário de cultura, o deputado Fábio Novo, e o nosso grande arquiteto, que é o Paulo Vasconcelos. E foi muito importante, agora já vamos agendar, uma audiência com o governador e vamos levar o projeto para o governador, e nós vamos empreender todos os esforços para que realmente aquele prazo que nós combinamos aqui, que é 9 de dezembro” concluiu.

Com informações da Ícone Comunicação

Facebook