Matéria / Politica

Embaixador do Japão visita Piauí e fala em investimentos

O governador frisou acordos que tem sido fechados com empresas japonesas

30/01/2024 | Redação
Embaixador do Japão visita Piauí e fala em investimentos / Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com

Por Roberto Araujo do Cidadeverde

O Embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, esteve no Palácio de Karnak na tarde desta segunda-feira (29) em uma conferência com o governador Rafael Fonteles. A comitiva japonesa no Piauí tratou sobre o aprofundamento da relação que já existe entre o Estado do Piauí com o Japão e de investimentos em diferentes setores, dentre os quais, de tecnologia e na educação. 

O governador frisou acordos que tem sido fechados com empresas japonesas, e citou o papel no setor do agronegócio e da tecnologia. 

"Nós temos um potencial enorme pra ser aproveitado ainda e temos celebrado alguns memorandos de entendimento com empresas japonesas que já investem inclusive no Piauí na área de agronegócio, na área de tecnologia, então essa visita do embaixador reforça, aprofunda as nossas relações do estado do Piauí com o Japão", disse.

O Embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, frisou que tem agido para divulgar a cultura japonesa e que tem atuado para aumentar o investimento japonês no Piauí.

"Falamos de várias coisas, dos muitos potenciais do Piauí (...) vamos trabalhar juntos para avançar sobretudo para divulgar a nossa cultura japonesa aqui e para aumentar o investimento japonês no Piauí", citou.

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com

O senador Marcelo Castro, que também participou da reunião, disse que há uma expectativa para que o Japão seja um dos países importadores do Hidrogênio Verde. A energia está tendo investimentos no Piauí para substituir as matrizes oriundas do carbono, e que são poluentes.

"O Japão provavelmente vai ser um grande importador de hidrogênio verde que os cientistas, todos estamos apostando que vai ser a energia do futuro, que vai substituir o petróleo, com uma energia não poluente com alto teor energético. E para ser o hidrogênio verde, tem que ser produzido por energia limpa, e o Piauí é campeão em energia eólica, solar, hidrelétrica", disse.


Outros compromissos no Piauí

Antes do compromisso no Palácio de Karnak, o embaixador visitou o Centro Piauiense de Cultura Japonesa, onde houve uma cerimônia de outorga de Honra ao Mérito onde houve homenagem a personalidades que contribuem com as missões diplomáticas no exterior e com o entendimento mútuo e de amizade entre Japão e o Brasil.

Foto: Reprodução

A agenda do embaixador em Teresina se encerra nesta terça (21) com visitas ao prefeito Dr. Pessoa e à Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e à Universidade Federal do Piauí (UFPI).

 

Fonte: Cidadeverde

Facebook