Matéria / Politica

Aldo Gil propõe prioridade de matrícula para alunos órfãos nas escolas estaduais

30/01/2024 | Redação
/ (Fotos: Ascom)

 

deputado estadual Aldo Gil (PP) propôs, através do Projeto de Lei 367/23, que alunos órfãos tenham prioridade de matrícula em escolas públicas de período integral da rede estadual.

 

A proposição foi protocolada na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) em 5 de dezembro e aguarda parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

“Quando há o falecimento do pai, mãe ou tutor da criança, a renda familiar tende a diminuir e, consequentemente, é comum que o responsável pelo menor tenha que ir trabalhar mais para poder arcar com as despesas”, disse o parlamentar.  Ele acrescentou que a presença do aluno em escola de tempo integral ajuda tanto a nova dinâmica familiar quanto o órfão em seu desenvolvimento escolar e social.

 

Na Alepi, em 2022, a então deputada Teresa Britto propôs a instituição da Política Estadual de Proteção e Atenção Integral aos Órfãos e Órfãs do Feminicídio e, em 2021, ela elaborou Indicativo de Projeto de Lei sugerindo a criação do Programa de Assistência às Crianças e Adolescentes Órfãos pela Covid-19.

 

Na semana passada, o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, disse que em 2022 o Piauí possuía 96 escolas de tempo integral e que, em 2024, serão 351.

O Governador, Rafael Fontes (PT), afirmou que, dos 224 municípios piauienses, 178 terão essas escolas e que serão 69 mil alunos do ensino médio matriculados nelas.

 

Veja a publicação no Instagram AQUI

"A educação sempre será uma das minhas principais bandeiras, pois através de uma educação de qualidade conseguimos transformar a realidade da nossa juventude. O Projeto de Lei 367/23 dará prioridade de matrícula em período integral, em escolas públicas da rede estadual de ensino no Piauí, para alunos órfãos"

Facebook