Matéria / Politica

Com o apoio do ex-prefeito Valmir, Jonas e Everaldo têm candidaturas homologadas para prefeito e vice em Dom Expedito Lopes

A homologação das candidaturas aconteceu nesta segunda-feira, 29

30/01/2024 | Redação
Candidato à vice Everaldo Gonçalves e o candidato à prefeito Jonas de Moura Carvalho / Foto: Reprodução

O secretário de Finanças de Dom Expedito Lopes, Jonas de Moura Carvalho, e o vereador Everaldo Gonçalves de Moura, tiveram suas candidaturas homologadas pelo Partido Republicanos (Republicanos) para disputarem os cargos de prefeito e vice-prefeito, respectivamente, no próximo dia 03 de março, em eleições suplementares, no município.

A homologação das candiduras aconteceu nesta segunda-feira, 29, durante convenção realizada no povoado Baixa Grande, situado na zona rural. A convenção foi conduzida pela professora Valdiva Barbosa Moura e pelo secretário João Paulo Barbosa.

A outra chapa apresentada na convenção era encabeçada pela vereadora e atual prefeita Renata Alves (Renata Belo) e Luís Gonzaga, candidatos à prefeito e vice, respectivamente. Renata exerce o cargo como prefeita por determinação do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) que afastou Valmir Barbosa do cargo e a vice-prefeita, Evanil Conrado de Moura Lopes. Valmir é acusado de compra de votos. O afastamento de Valmir foi mantido também pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso.

A votação secreta escolheu por oito votos a dois, a chapa de Jonas e Everaldo, secretário de Finanças e vereador, respectivamente. Os dois candidatos foram lançados por Valmir Barbosa que rompeu com a vereadora Renata que também é do Republicanos.

Além das lideranças polítcas, esteve presente também o advogado do Republicanos em Dom Expedito Lopes, Gláuber Silva, que fez o acompanhamento do evento de acordo com o estatuto do Partido Republicanos e com as resoluções vigentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Tribinal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).

Ex-primeira-dama Valdiva Barbosa faz contagem de votos na convenção para escolha das chapas

Os candidatos eleitos no próximo dia 03 de março, permanecem nos cargos até o dia 31 de dezembro, quando encerra o prazo. Os novos eleitos do dia 06 de outubro, nas eleições municipais gerais, que acontecem em todo Brasil, tomarão posse no dia 1º de janeiro de 2025.

 

Fonte: Cidadesnanet

Facebook