Matéria / Geral

Barragem de Patos do Piauí fica próxima de transbordar após fortes chuvas

07/03/2024 | Redação
/ (Foto: Reprodução)

 

Com as fortes chuvas registradas no Piauí nos últimos dias, barragens pelo estado têm acumulado um considerável volume de água. Algumas já estão sangrando ou atingiram o nível máximo e estão prestes a sangrar.

No município de Patos do Piauí, que abriga a segunda maior represa do estado, a Barragem Poço de Marruá, a população está na expectativa que o reservatório chegue a sua capacidade máxima e volte a sangrar.

De acordo com dados desta quarta-feira (6), faltavam apenas 2,64 metros para que a água chegasse ao nível do sangradouro da represa.

A última cheia registrada foi em 2020, ano em que a barragem transbordou por duas vezes, em um período de apenas 19 dias.

 

Com capacidade para mais de 300 milhões de m³ de água, Poço de Marruá tem uma parede de 7 metros de altura, 870 m de comprimento e um sangradouro de 200 metros de largura. A represa possui uma bacia hidrográfica superior a 1,8 mil hectares.

A barragem foi inaugurada no ano de 2010 e garante o abastecimento da população de Patos do Piauí e também dos municípios de Jacobina do Piauí, Caridade do Piauí, Curral Novo do Piauí e Simões.

 

Barragens transbordaram

As barragens Pedra Redonda (Conceição do Canindé), Salinas (São Francisco do Piauí), Emparedado (Campo Maior) e Mesa de Pedra (Valença do Piauí) sangraram nas últimas semanas. Os reservatórios, que são de responsabilidade do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), fazem parte de uma infraestrutura hídrica essencial para o Estado, pois fornecem água para as comunidades locais realizarem suas atividades cotidianas, como plantação e criação de animais.

As equipes técnicas do Idepi estão realizando vistorias em todos os reservatórios desde dezembro passado com o objetivo de monitorar a segurança e o estado de conservação das estruturas.

Com informações do Portal Cidade Verde

Facebook