A nova pesquisa do Instituto Datamax apontou que o deputado estadual licenciado Pablo Santos (MDB) l, mantém a liderança com 64,72% das intenções de votos para assumir a Prefeitura de Picos, na estimulada. O levantamento foi realizado nos dias 06 e 07 de março, com 500 entrevistados residentes em bairros da zona Urbana e Rural do município.
Quando questionados em quem votariam caso as eleições fossem hoje, os picoenses destacaram o nome do pré-candidato emedebista, enquanto o atual prefeito, que deve buscar a reeleição, Gil Paraibano (Progressistas), aparece com 35,28% na estimulada. A pesquisa também mostrou que 58,62% da população não aprova a atual administração municipal.
Com relação a pesquisa espontânea, na qual o Instituto não apresenta os nomes dos pré-candidatos, Pablo Santos figura com 33% das intenções de votos. 21,20% afirmaram que votariam em Gil Paraibano.
Além disso, a pesquisa do Instituto Datax também sondou a avaliação da população picoense sobre a administração do governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT). A gestão foi avaliada de forma positiva pelos entrevistados, apresentando 77,7% de aprovação.
Ficha Técnica
Registrada no TSE sob o nº PI-03998/2024, a pesquisa utilizou, como metodologia, uma amostragem aleatória estratificada proporcional por sexo, idade, escolaridade e renda distribuídas na zona Urbana e Rural através de entrevistas domiciliares e individuais na cidade de Picos. O intervalo de confiança é de 95% com margem de erro de 4,38%.
As entrevistas foram conduzidas nos bairros: Centro, Aroeiras do Matadouro, Canto da Várzea, Malva, Paroquial, Pantanal, Paraibinha, COHAB, Jardim Natal, Conduru, Pedrinhas, Junco, Parque de Exposição, DNER, Catavento, Morro da AABB, Ipueiras, Umari, Macambira, Bomba, São José, São Vicente, Morada do Sol, Morada Nova, Aerolândia, Belo Norte, Passagem das Pedras, Boa Vista, Cidade de Deus, Boa Sorte e Trizidela(São Sebastião), e Rural, nas Localidades: Fátima do Piauí, Mirolândia, Torrões, Morrinhos, Lagoa dos Félix, Coroatá e Val Paraíso.
Fonte: Ascom