Matéria / Geral

Barragem do Estreito em Francisco Macedo transborda após intensas chuvas

22/03/2024 | Redação
/ (Foto: Mateus Ribeiro / InfoNewss)

 

Na tarde desta quinta-feira (21), a cidade de Francisco Macedo testemunhou o transbordamento da barragem do Estreito, um evento marcante para a região que não ocorria há quatro anos.

A estrutura, com uma capacidade impressionante de 23,8 milhões de metros cúbicos de água, é uma fonte importante de abastecimento para os municípios vizinhos e um popular ponto de lazer.

O fenômeno foi resultado das intensas chuvas que atingiram a área, elevando o volume das águas do rio Curimatá, bem como de açudes e riachos próximos, culminando no transbordamento da represa.

 

Construída há 17 anos e estendendo-se por 7 km, a barragem do Estreito desempenha um papel crucial na sustentação da vida e na economia local, além de ser um local de lazer para a comunidade e visitantes.

Diante do período chuvoso atual, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semarh) e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) estão atuando conjuntamente para monitorar as barragens da região. Este esforço conjunto visa prevenir possíveis transtornos à população, garantindo a segurança e o bem-estar de todos.

Barragem do Estreito em Francisco Macedo — PI está a apenas 90 centímetros  do transbordamento - Info Newss

 

Além de seu papel fundamental no abastecimento de água, a barragem do Estreito é um renomado ponto turístico, abrigando bares e um parque aquático que atraem turistas de diversas partes, bem como moradores locais em busca de recreação. A beleza natural e as instalações de lazer fazem da barragem um local de grande valor para a região.

Em resposta ao transbordamento, a prefeitura de Francisco Macedo e o governo do estado estão implementando medidas preventivas de segurança.

Essas ações têm como objetivo minimizar os impactos do evento e assegurar que a população local e os visitantes possam continuar desfrutando da área com tranquilidade e segurança.

Com informações do Portal InfoNewss e RiachãoNet

Facebook