Matéria / Geral

Oito açudes no Piauí atingem 100% da capacidade máxima; algumas ficam próximas a Picos

23/03/2024 | Redação
/ (Foto: Pensar Piauí)

 

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) divulgou na tarde desta quinta-feira (21) que oito açudes já estão com 100% da capacidade máxima de água, alguns chegando a transbordar. 

A mais recente que sangrou foi a barragem do Estreito, na cidade de Francisco Macedo. A população ribeirinha está sendo orientada a ficar em alerta sobre possíveis alagamentos.  

Com o aumento das chuvas, elevando o leito dos rios, riachos e açudes, algumas barragens estão sendo monitoradas pela Semarh.

Os açudes que estão com 100% da capacidade máxima são:

Açude Ingazeiras – em Paulistana
Açude Pedra Redonda – em Conceição do Canindé
Açude Piracuruca 
Açude Emparedado – em Campo Maior
Açude Caldeirão – Piripiri
Açude Mesa de Pedra – Valença 
Açude Estreito – Francisco Macedo 
Açude Salinas – em São Francisco do Piauí 

Barragem do Estreito em Francisco Macedo — PI está a apenas 90 centímetros  de atingir sua cota máxima - Info Newss

 

No levantamento da Semarh, o açude Jenipapo, em São João do Piauí, está com 91% da capacidade, barragem Nonato, na cidade de Dom Inocêncio, está com 61%, já açude Bocaina, tem 55% do volume de água, açude Petrônio Portela está com 13% e Piaus, no município de São Julião, tem 37% da capacidade. 

Açudes no Piauí atingem capacidade máxima após anos de seca: Alerta para  possíveis alagamentos - Move Notícias

 

Igor Klaus, diretor de Planejamento e Segurança Hídrica da Semarh, informou que a Secretaria monitora 25 barragens no estado através da Sala de Monitoramento e Previsão de  Eventos Climáticos Extremos.

“Como o período de chuva e principalmente agora com chuvas em nível elevado aumenta drasticamente o volume dos reservatórios dos rios no estado. Lembrando que os ribeirinhos precisam ter uma atenção especial nesse período e informar os órgãos estaduais, principalmente Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Semarh sobre qualquer anomalia relativo a rios, riachos ou lagoas de sua região”, disse Igor Klaus.  

Com informações do Portal Cidade Verde

Por Yala Sena

Facebook