A barragem da Ingazeira, situada na zona rural do município de Massapê do Piauí, rompeu na tarde desta segunda-feira (1º).
O rompimento provocou o alagamento de áreas residenciais, deixando famílias isoladas.
Bairros da cidade ficaram sem energia elétrica por conta dos postes, que foram levados pela força da água.
De acordo com a Defesa Civil do Piauí, não foram registradas vítimas fatais.
A barragem já transbordava há alguns dias. Porém, o volume de água aumentou ainda mais após as fortes chuvas registradas na região desde a noite do último domingo (31) e na madrugada desta segunda-feira (1º).
O sangradouro não foi suficiente para o escoamento de toda a água, que acabou danificando a estrutura de uma das paredes da barragem. Por volta das 14h, a parede começou a se romper.
O diretor de Prevenção e Mitigação Defesa Civil do Estado, Werton Costa, afirmou que o rompimento causou danos materiais ao município, porém - e felizmente - sem vítimas fatais:
“As informações que nós temos são de prejuízos materiais e infraestruturais, que dificultam a acessibilidade e mobilidade para a comunidade, como estradas vicinais destruídas. Além de postes de eletricidade totalmente destruídos. É uma barragem que é de pequeno porte, mas que foi rompida de forma violenta", detalhou Werton.
Com informações do Portal O Dia