O Vice-presidente do PT de Geminiano, Afonso Galvão, ingressou com ação na justiça para anular todas as filiações e desfiliações realizadas nos anos de 2023 e 2024 pelo partido no município.
Segundo Afonso, a fundamentação encontra-se no desrespeito às normas partidárias, uma vez que ficou caracterizado pelo fato de o Presidente do Diretório Municipal ter promovido filiações em desobediência ao art. 5º e seguintes do Estatuto do Partido dos Trabalhadores, à medida que filiou pessoa detentora de mandato eletivo sem a necessária confirmação da Executiva Estadual do partido (art. 5º, § 1º), e não tornou pública a relação das solicitações das novas filiações (art. 6º, § 2º), nem providenciou o comparecimento dos novos filiados a pelo menos uma reunião baseado no (art.8º), bem como desfiliou integrante do partido sem solicitação ou justificativa para isso, falou ele.
De acordo com o vice-presidente do PT de Geminiano, a medida tornou-se necessária uma vez que aproxima-se o período final para filiação partidária.
Outro ponto destacado por Galvão, é o fato do presidente do diretório municipal do PT está fugindo fundamentações do partido, como por exemplo, tomando decisões sem consultar o partido, frisou ele.
Afonso Galvão informou ainda que a ação foi distribuída para a 1ª Vara da Comarca de Picos e o processo encontra-se concluso para decisão.
Fonte: Ascom