A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza, nesta quinta-feira (25), a partir das 16h30h, solenidade de premiação das escolas vencedoras da 3ª Edição do Prêmio Alfa-10.
O evento, que será realizado na Mansão Bliss, no bairro Ininga em Teresina, premiará as 78 escolas públicas, estaduais e municipais, de todo o território piauiense que obtiveram os melhores resultados de alfabetização no Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi), em 2023.
Confira aqui a lista das escolas premiadas
Reunindo prefeitos, dirigentes municipais de educação, instituições parceiras da Seduc, gerentes regionais da educação, equipes do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa, diretores e professores, a solenidade tem como objetivo reconhecer o trabalho realizado pelas escolas na alfabetização e letramento das crianças até os sete anos . “Essa gestão acredita na educação como principal pilar para o desenvolvimento do Estado. Nesse sentido, a alfabetização na idade certa é o alicerce, pelo seu impacto na vida escolar das crianças, além de ser uma responsabilidade de toda a sociedade. Iremos premiar em dinheiro as escolas que tiveram nota do Idepi Alfa acima de 8,5 ”, explicou o secretário da Educação, Washington Bandeira.
O Prêmio Alfa-10 é um dos incentivos do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa que visa valorizar a gestão educacional com foco na aprendizagem do aluno, para melhorar os indicadores educacionais que envolvem o domínio de competências em leitura, escrita e letramento matemático no ensino Fundamental. O prêmio ainda visa promover uma política de incentivo às escolas de ensino fundamental para melhorarem seus resultados de aprendizagem; o apoio pedagógico e financeiro às escolas de ensino fundamental que apresentam os menores resultados de aprendizagem; a criação de um ambiente saudável de mútua colaboração entre as escolas e estimular o engajamento dos profissionais da educação na busca de melhores resultados educacionais, principalmente para a alfabetização na idade certa.