Matéria / Politica

Câmara de Vereadores de Aroeiras do Itaim aprova contas da gestão do ex-Prefeito Wesley de Deus

02/05/2024 | Redação
A Sessão Extraordinária foi realizada na noite da última sexta-feira, (26) / (Fotos: Leandro Cruz)

 

Em Sessão Extraordinária, os Vereadores da Câmara Municipal de Aroeiras do Itaim aprovaram a prestação das contas do ex-Prefeito, Wesley Gonçalves de Deus, referentes aos exercícios dos anos de 2017, 2018, 2019 e 2020.

Os exercícios de 2017, 2019 e 2020 já haviam parecer prévio pela aprovação emitido pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí.

 

Já o exercício do ano 2018, que tinha parecer para desaprovação, foi aprovado pela Câmara Legislativa por 6 votos a favor x 2 votos contra.

Os Vereadores que votaram a favor da aprovação das contas de 2018 foram: Chico Mundico, Chico de Paulo, Georgina Moura, Jeová de Moura, Lucielton Moura e Katiane Holanda.

Os Vereadores que votaram contra a aprovação das contas de 2018 foram: Antônio Rodrigues e Zênin Holanda.

 

Convém ressaltar que antes de chegar ao Plenário da Casa Legislativa, as contas da Prefeitura do ex-Prefeito Wesley de Deus receberam parecer favorável do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, que foi seguido pela Comissão de Orçamento, Finanças e Tomada de Contas da Câmara Municipal de Aroeiras do Itaim.

 

O Contador Nonato Luís Oliveira Santana, da empresa R&N Contabilidade, esteve presente a sessão para explicar os detalhes do parecer apresentado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e explicar o relatório completo referente as prestações de contas do ex-Prefeito Wesley de Deus:

"Hoje viemos manifestar e reforçar nossa total transparência com à população e a sociedade em geral. No ano de 2018, foram investidos o percentual de 22.49% de 25% no índice de manuntenção e desenvolvimento da educação da receita total proveniente de impostos e transferências constitucionais. Isto é, o parecer de recomendação do TCE de avaliação das contas de 2018 é em decorrência desse 2,51% que faltaram. Ressalta-se que esse 2,51% é um valor irrisório para justificar a reprovação das contas do município em 2018, pois é um valor insignificante em comparação a toda a receita investida na educação. Em 2018, foi investido R$ 3 mil e 411 reais em cada aluno da escola municipal. O valor é maior do que exigido pelo Ministério da Educação (MEC). Então, no total eram 866 alunos que estavam matriculados na rede municipal de ensino e foram investidos R$ 3 milhões e 47 mil e 973 reais em 2018. Além disso, foi comprovado uma grande evolução na nota de avaliação da Educação Básica de Aroeiras do Itaim do IDEB", disse.

 

O Contador Nonato Santana reafirma que: "Em nenhum paragráfo no parecer do TCE foi citado que houve improbidade administrativa ou desvios de recursos! Portanto, não houve nenhum prejuizo público e muito menos a educação! Prova disso que o índice de avaliação de Educação do IDEB foi maior que nos anos anteriores", conclui.

 

Facebook