O deputado estadual Franzé Silva (PT), defendeu a regulamentação das pesquisas eleitorais como forma de controlar a proliferação de sondagens durante os processos eleitorais. A declaração foi dada após o governador Rafael Fonteles (PT) criticar, nas redes sociais, os resultados de uma pesquisa que apontou o deputado estadual Fábio Novo (PT) atrás de seu principal concorrente na disputa pela Prefeitura de Teresina, o médico Sílvio Mendes (União Brasil).
Franzé Silva afirmou que a regulamentação das pesquisas será necessária em breve, com o Poder Judiciário, especialmente a Justiça Eleitoral, desempenhando um papel fundamental nesse processo. A fala do parlamentar ocorreu no sábado (31/08).
O governador Rafael Fonteles, por sua vez, usou as redes sociais na sexta-feira (30/08) para defender Fábio Novo, destacando que os ataques contra o candidato do Partido dos Trabalhadores têm aumentado. Fonteles também questionou os resultados da pesquisa, lembrando que em 2022, quando concorreu ao Palácio de Karnak, as pesquisas começaram a se ajustar em meados de setembro, e espera que o mesmo ocorra em 2024.
Fonte: 180graus