Matéria / Politica

Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) investiga suposto abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio contra candidato da situação em Bocaina

A ação foi ingressada pelo candidato da oposição Dr. Gilberto Filho (PSD)

09/09/2024 | Redação
Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) investiga suposto abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio contra candidato da situação em Bocaina-PI / Foto: Reprodução

O candidato a prefeito pelo grupo oposicionista no município de Bocaina Dr. Gilberto Filho (PSD), protocolou uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), que foi distribuída com nº 0600986-68.2024.6.18.0028, junto a 028º Zona Eleitoral de Picos, contra o candidato a prefeito da situação Guilherme Macedo (PT), sob a acusação de suposta prática de abuso de poder econômico.

Ação de Investigação Judicial Eleitoral tem previsão legal no art. 22, caput, combinado com art. 24, ambos da Lei Complementar nº 64/90, que visa coibir o abuso do poder econômico, poder político e a captação ilícita de sufrágio.

Na AIJE o autor solicita que seja investigado fato ocorrido no dia 31 de julho do ano em curso, oportunidade que um eleitor do município de Bocaina foi abordado por policiais militares da Citran de Picos, e constataram irregularidades na documentação de uma motocicleta, marca/modelo HONDA CG 125 TITAM, cor AZUL, logo após, a constatação da irregularidade, ela foi levada para a delegacia, onde após colheita de depoimentos foi constatado indícios de que o veículo teria sido dado ao condutor em forma de apoio político.

Diante da gravidade dos fatos, o autor solicitou a cassação do registro de candidatura do Sr. Guilherme Macedo ou do diploma, esse último caso seja eleito, além da aplicação das sanções de inelegibilidade e de multa, nos termos do art. 41-A da Lei nº. 9.504/97 e do inciso XIV do art. 22 da LC nº. 64/90.

O espaço fica aberto para o candidato se manifestar caso queira.

Ação AIJE

Despacho

Facebook