Na manhã desta terça-feira (17), a Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi), em Teresina, homenageou, em sessão solene, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) pelos 50 anos de serviços prestados ao desenvolvimento regional. A Empresa atua em 224 municípios no estado, por meio da 7ª Superintendência Regional.
A sessão foi presidida pelo autor do requerimento que originou a homenagem, deputado estadual Severo Eulálio. O deputado ressaltou a importância das ações da Codevasf no estado. “A Assembleia da Legislativa do Estado do Piauí presta homenagem a todos que trabalham na Empresa que transforma a vida de muitos brasileiros ao longo dos seus 50 anos. A Companhia atua com o objetivo de atender as demandas sociais e econômicas do país, dando suporte à agricultura irrigada, à piscicultura, aos arranjos produtivos, e construindo infraestrutura hídrica para a redução das desigualdades sociais e inclusão social”, enfatizou.
Em sua fala, o diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, destacou as conquistas da Companhia e agradeceu o trabalho dos empregados. Mencionou a expansão da área de atuação da Empresa, que é fruto do reconhecimento da população, do governo e do Congresso Nacional. “A atuação da Codevasf em 2.688 municípios, deve-se à sua reputação e ao reconhecimento de serviços prestados nesses 50 anos de existência”.
Moreira destacou uma importante ação da Codevasf no semiárido do país: a instalação de módulos sanitários. “Nós estamos levando banheiros rurais para vilarejos que ficam longe das sedes dos municípios. São dispositivos que não precisam de água nem de energia, mas que trazem dignidade para as pessoas, além da melhoria da saúde”, disse. Foram instalados no Piauí 186 módulos sanitários, em nove municípios.
Ao fazer uma retrospectiva da atuação da Codevasf nos últimos anos, o diretor-presidente destacou a estrutura organizacional e as realizações da empresa no estado, dando ênfase ao Projeto de Irrigação Marrecas, que é exclusivo para pequenos produtores. “Futuramente, o Sul do Piauí será um novo polo de irrigação do país”, avaliou. Desde 2001, a Codevasf investiu cerca de R$ 2,5 bilhões no Piauí.
O superintendente regional da Codevasf no Piauí, Marcelo Castro, ressaltou os 23 anos de atuação da Companhia no estado, dando destaque aos investimentos realizados, às obras hídricas, à preservação ambiental na Bacia o Parnaíba, a cajucultura, dentre outras ações. “O apoio da Codevasf foi fundamental para mudar a realidade da cajucultura no estado. A empresa distribuiu 10 milhões de mudas que foram plantadas em mais de 19 mil hectares, atendendo mais de 20 mil famílias. Hoje, o estado é o segundo maior exportador de castanha de caju do Brasil. O investimento da cajucultura ajudou a paralisar o êxodo rural no Piauí”, explicou.
Castro também destacou as ações de apicultura no estado. “No ano passado, foram distribuídas 10 mil colmeias de mel e a previsão é que mais 10 mil sejam entregues aos produtores de mel. Hoje, o Piauí é o maior exportador de mel do Brasil. Nesses 23 anos, foram construídas 60 casas de mel que são importantes para a aquisição dos selos de qualidade”, disse. A previsão para este ano é que serão distribuídas mais 33 casas. Em 2023, foram entregues cinco casas de mel. Segundo o superintendente, o foco dessa gestão é o homem e a mulher do campo “para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”.
Na ocasião, o diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, entregou a carranca comemorativa pelos 50 anos da empresa às autoridades presentes. Também participaram da cerimônia comemorativa, o secretário Nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Vieira, que representou o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; o diretor de Infraestrutura da Codevasf, Henrique Bernardes; o senador Marcelo Castro, deputados e outras autoridades.
Criada na década de 1970 pela Lei nº 6.088/1974, a Codevasf é uma empresa pública federal que tem o compromisso de “promover o desenvolvimento regional de forma integrada e sustentável nas bacias hidrográficas, contribuindo para a redução das desigualdades”. Hoje a área de atuação da Companhia alcança 2.688 municípios brasileiros, localizados em 16 estados da federação, abrangendo 37% do território nacional.
As atividades da Codevasf incluem a implantação de projetos de irrigação; a realização de obras como canais, adutoras, sistemas de abastecimento e sistemas de esgotamento sanitário; o atendimento a comunidades rurais difusas, com a instalação de poços e cisternas; a revitalização do meio ambiente, com contenção de processos erosivos e repovoamento de rios com peixes de espécies nativas; e o suporte a atividades produtivas, como a agricultura familiar, a piscicultura e a apicultura.