Matéria / Politica

Rafael Fonteles retoma cargo e destaca parcerias internacionais após viagem à Ásia

19/10/2024 | Redação
Rafael Fonteles retoma cargo e destaca parcerias internacionais após viagem à Ásia / Foto: Governo do Piauí

Após retornar de uma viagem à Ásia, o governador Rafael Fonteles (PT) reassumiu o cargo na sexta-feira (18/10) e cumpriu compromissos institucionais no litoral do Piauí. Fonteles destacou as parcerias comerciais firmadas durante a viagem à China e o acompanhamento de jovens intercambistas na Coreia do Sul.

Governo do Piauí

Segundo o governador, a missão na China teve caráter empresarial. "No ano passado, firmamos memorandos de entendimento com a província de Fujian e a cidade de Xiamen para, agora, levar empresários do Piauí, ampliando a parceria comercial com a China. Queremos que pequenos, médios e grandes empreendedores do estado fortaleçam os laços comerciais com o país, gerando mais emprego e renda para o Piauí", explicou.

Na Coreia do Sul, Fonteles acompanhou 20 estudantes da rede pública do Piauí, que participaram de uma imersão em tecnologia e programação em Seul, na melhor faculdade de tecnologia da informação do país. "Esses jovens servirão de exemplo para todo o estado", ressaltou o governador.

Ele ainda afirmou que o número de intercambistas aumentará anualmente. "Cada ano, vamos dobrar a quantidade de estudantes em intercâmbio, focado em tecnologia. Em 2023, foram 50 estudantes – 30 para os Estados Unidos e 20 para a Coreia. No próximo ano, serão 100, e no seguinte, 200, contribuindo para a internacionalização da economia do Piauí e capacitação da nossa juventude", destacou.

Agendas no litoral

O primeiro compromisso de Fonteles foi a entrega da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, no Complexo Turístico Porto das Barcas, em Parnaíba.

Neste sábado (19/10), pela manhã, estão previstas atividades em Parnaíba, como a colocação de Corbelha de Flores no Monumento da Independência, o hasteamento das bandeiras e o Te Deum Laudamus em Ação de Graças. Já em Luís Correia, será inaugurada a Escola do Mar, obra da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

De volta a Teresina, o governador participará de uma Missa em Ação de Graças pelos 202 anos da adesão do Piauí à Independência do Brasil, na Catedral de Nossa Senhora das Dores. Em seguida, haverá mais uma cerimônia de entrega da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, no Theatro 4 de Setembro.

 

180graus

Facebook