Logo após o discurso do ministro Wellington Dias, que abriu o Pactos pelo Piauí, o governador Rafael Fonteles falou a gestores de 212 municípios presentes na solenidade.
Além do evento para dialogar com prefeitos eleitos, Rafael Fonteles anunciou também um novo evento que será realizado após a posse dos gestores, em marco de 2025.
Na abertura do evento o governador convidou os secretários de planejamento, educação, saúde, dentre outros, para apresentarem como funcionará cada ponto do programa e esclarecer as propostas para os prefeitos.
Durante a fala Rafael citou o alinhamento federal e cobrou que os prefeitos aproveitem a janela administrativa, com Lula na presidência e o governo do Partido dos Trabalhadores para impulsionar o crescimento dos municípios.
Fonteles pediu um posicionamento republicano dos prefeitos para um alinhamento administrativo, independente dos partidos políticos.
“Cada um lutou bravamente defendendo os seus candidatos, mas a eleição encerrou e portanto agora, assim como eu, cada um dos senhores e senhoras governa para todos os Piauienses, para todos os munícipes. Então a gente tem que dar as mãos, na medida do possível, no que for de competência de cada um, para a gente ser mais eficiente no uso do recurso público. Então minha mensagem inicial, antes de passar para o Bonfim, que vai explicar um pouquinho a natureza desses pactos, é essa. A gente tem que estar preocupado com duas coisas. Arrancar mais dinheiro para o nosso município, para o nosso estado. Claro, essa é uma habilidade importante. Temos que ser irrequietos, buscar em cada ministério, em cada secretaria, os programas, os editais, o que os governos federal e estadual estão oferecendo para maximizar o volume de recursos. Recursos que chegarão aos nossos municípios, seja pela via direta, recursos que chegam no caixa das prefeituras ou do Estado, seja de maneira indireta, recursos que chegam diretamente ao cidadão que vai fomentar a economia local. Então tem que ter essa preocupação. Mas não apenas isso, nós queremos dar um passo a mais, é melhorar a eficiência do gasto público, priorizar o que tem que ser priorizado, basear-se naquilo que é consagrado na literatura, na experiência global que funciona, para a gente não perder tempo com aquilo que não funciona e não aplicar mal o recurso público”, afirmou Fonteles.
Rafael Fonteles analisou ainda como será o Pactos pelo Piauí.
“Aqui a gente quer apresentar pactos na direção daquilo que consagradamente funciona dado todo o estudo que já foi feito no Brasil e no mundo. Então o nosso intuito aqui é esse, que os prefeitos e prefeitas conheçam os programas, as formas de conseguir participar das parcerias com o governo federal e com o governo estadual para captar recursos para os seus municípios, para o seu povo, mas também aplicar naquilo que é prioritário e da forma mais correta. Então é um ganho de eficiência. O Piauí larga na frente. É o primeiro estado do Brasil a fazer um evento como esse, antes da posse, já poder, nesse momento de planejamento, dialogar com os gestores”, finalizou.
Abertura do evento
Representantes de ministérios e o governador Rafael Fonteles abriram na manhã desta quinta-feira (21) a primeira edição do Pactos pelo Piauí, evento que reúne mais de 200 prefeitos eleitos e reeleitos em 2024. Organizado pelo Governo do Estado e pela Associação Piauiense de Municípios (APPM), o evento visa estreitar as parcerias entre o Governo do Estado, o governo federal e as prefeituras municipais, além de promover o debate sobre políticas públicas em diversas áreas.
Além do ministro da assistência social Wellington Dias, representantes do ministério das Relações Institucionais do governo federal também participam da solenidade.
Para Rafael Fonteles, o evento é uma oportunidade de alinhamento com os novos gestores, que também terão a chance de ficar a par de todos os programas e projetos que podem beneficiar os municípios.
“Será uma excelente oportunidade de dialogar com os gestores antes mesmo de assumirem os cargos. Durante o evento, apresentaremos programas existentes e novos, em parceria com os municípios, para melhorar os serviços à população. No futuro, teremos agendas específicas para áreas como saúde, educação e segurança", destaca o governador.
O evento também abordará indicadores desafiadores para o Estado do Piauí e buscará impulsionar ações em áreas como educação, meio ambiente, saúde, segurança, trânsito, saneamento, defesa civil, primeira infância, gestão e tecnologia. Durante a solenidade, será assinada uma carta de intenções para a participação em ações nessas áreas, além do anúncio do Fórum da Rede de Parcerias 2025.
No âmbito federal, serão discutidos temas como captação de recursos, ferramentas inovadoras de gestão e mecanismos de colaboração entre os entes federativos.
Com informações do Portal Cidade Verde