O prefeito eleito Silvio Mendes (União Brasil) anunciou, em sua conta no X (antigo Twitter), que pretende pedir ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) a suspensão de uma licitação de quase R$ 300 milhões que foi publicada no Diário Oficial do Município há apenas três dias.
Esta licitação, segundo Silvio Mendes, diz respeito a ensino de inglês na rede municipal de ensino e foi descoberta pelo já anunciado futuro secretário de Educação Ismael Silva, vereador reeleito. O prefeito pediu que o próprio Ismael e a futura procuradora geral Virgínia Gomes fossem até o TCE-PI buscar providências.
O Cidadeverde.com entrou em contato com a Semec que informou que não irá se manifestar.
“A gente está assustado com alguns fatos que já estão acontecendo. O futuro secretário de Educação Ismael irá, juntamente com a futura procuradora Virgínia, nesta quarta-feira (27), tentar impedir o que considero um devaneio: uma licitação, adesão de ata, na ordem de quase R$ 300 milhões para o ensino de inglês. Foi publicado antes de ontem no diário oficial e pedi que fossem pedir a suspensão. É no mínimo estranho. Até porque, para efeito de comparação, quando nós deixamos a prefeitura (em 2010), t[inhamos 96 de cada 100 crianças sendo alfabetizadas em português. Hoje (2024) isso baixou para 54 (de cada 100 crianças)”, afirmou Silvio em entrevista concedida na manhã desta quarta.
Por fim, o prefeito eleito ressaltou que ainda aguarda algumas informações para torná-las públicas sobre a atual gestão, mas que não irá fazer caça às bruxas: “Há informações que ainda não chegaram de maneira confiável. E é preciso termos certeza. Mas algumas providências, como esta da área da educação, já estamos tomando providências. Nosso secretário de Administração Marcos Elvas tem pedido prudência durante o processo de transição com o dinheiro público. Que não sejam feitas licitações como estão acontecendo”.
O vereador Ismael Silva, futuro secretário de educação, demonstrou apoio ao pedido de Silvio Mendes.
“Vejo como prudente a decisão. A própria gestão estabeleceu essa questão das contenções de gastos existe uma preocupação nossa em relação à educação pública do município de Teresina e a minha preocupação ainda maior porque agora no dia 25 de novembro nós fomos surpreendidos com a publicação desta ata de registros de preços no diário oficial do município cujo objetivo era a contratação de uma empresa para fornecer um pouco mais de 113 mil kits didáticos para os alunos da nossa rede municipal de ensino e detalhe, nós temos menos de 90 mil alunos matriculados na rede municipal e o montante de mais de 283 milhões 511 mil e 400 reais esse é um recurso alto e nós precisamos entender qual a prioridade do município”, afirmou.
Na próxima segunda-feira, dia 2 de dezembro, Silvio Mendes fará uma reunião com todos os secretários municipais já anunciados, onde todos deverão apresentar metas e prazos.
Fonte: Cidade Verde