A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou o Projeto de Lei (PL) que proíbe o uso de celulares ou tablets nas salas de aulas nas escolas em todo o estado, quando não usados para fins didáticos. A proposta, de autoria do deputado Henrique Pires (MDB) e juntada a uma pauta semelhante do deputado Marden Menezes (PP), precisa ser sancionada pelo governador Rafael Fonteles (PT) para entrar em vigor.
“Nossa proposta foi bem recebida pelos colegas, foi analisada na CCJ e na Comissão de Educação. Foi baseada em estudos científicos que mostram como tem sido prejudicial para as crianças e adolescentes o uso de celulares. Pesquisas acadêmicas já comprovam que o uso de celular entre crianças causa mais prejuízo que benefícios, como demonstra um estudo da Universidade de Harvad”, explica o emedebista.
A discussão do PL no Piauí ocorreu em meio à proibição do uso de celulares em salas de aula em outros estados brasileiros, como São Paulo. No caso do texto aprovado pelos deputados piauienses, caberá a direção das escolas a tarefa de se adequar a normativa e criar sistemas de guarda para os aparelhos, que não poderão ser usados nas salas de aula.
Fonte: Cidadeverde