Matéria / Geral

Conta de luz continua sem taxa extra em fevereiro

01/02/2025 | Redação
Esta será a terceira vez consecutiva que os consumidores não enfrentarão custos extras na conta de luz devido à bandeira verde /

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que, em fevereiro, a bandeira verde continuará em vigor.

Isso significa que os consumidores não enfrentarão taxas adicionais na conta de luz neste mês. Essa será a terceira vez consecutiva que a tarifa de energia elétrica será cobrada sem acréscimos extras.

A bandeira verde reflete uma condição favorável para o fornecimento de energia elétrica, e sua definição mensal é baseada nas condições dos reservatórios das usinas hidrelétricas e nos custos de geração de energia. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) avalia esses fatores e decide a melhor estratégia para garantir o atendimento da demanda de energia no Brasil.

Nos meses de verão, como janeiro e fevereiro, os reservatórios das usinas hidrelétricas se mantêm com maior volume, o que permite que a geração de energia seja realizada de forma mais econômica e eficiente, sem a necessidade do acionamento das termoelétricas, que geram custos mais altos e são mais poluentes. O sistema de bandeiras, implementado em 2015, funciona como um indicador para o consumidor, sinalizando quando há necessidade de economia de energia devido à variação no custo da sua produção.

Bandeiras Tarifárias

As bandeiras tarifárias são um sistema criado pela Aneel para sinalizar aos consumidores os custos variáveis da geração de energia e incentivar o consumo consciente. Existem três tipos de bandeiras: verde, amarela e vermelha. A cor da bandeira indica o custo variável da geração de energia e, consequentemente, o valor a ser acrescido à conta de luz.

- Verde: Indica condições favoráveis de geração de energia, com baixo custo variável.

- Amarela: Sinaliza custos de geração um pouco mais elevados, em geral devido a uma menor disponibilidade de água nos reservatórios.

- Vermelha: Indica condições mais custosas de geração, como a atual, em que há menor disponibilidade de água nos reservatórios e maior necessidade de acionar usinas térmicas. A bandeira vermelha possui dois patamares: patamar 1 e patamar 2, sendo este último o mais caro.

Bandeira fica verde em fevereiro, e conta de luz continua sem cobrança extra  – ABADI – Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis

Com informações da Agência Brasil

Facebook