Matéria / Educacao

Secretaria de Educação de Picos inicia reuniões nas comunidades que passarão pelo processo de reordenação escolar

20/02/2025 | Redação
As reuniões com as comunidades escolares prosseguirão até a próxima segunda-feira / (Fotos: Ascom)

 

A Secretaria Municipal de Educação de Picos deu início nesta quarta-feira, (19), as visitas as localidades que passarão pelo processo de reordenação das escolas da Rede Básica de Ensino, para a implementação gradual da Educação de Tempo Integral.

Nessa primeira rodada de visitas a secretária de Educação, Mary Dantas, e uma Equipe da SEME estiveram em três escolas: Escola Municipal João Romualdo (Povoado Saquinho), Escola Municipal José Rufino da Silva (Povoado Coroatá) e Escola Municipal Luiza de Moura Santos (Povoado Angico Torto).

Durante as reuniões a gestora explicou a comunidade escolar que o objetivo dessa reordenação é melhorar a qualidade do ensino, acabar com o sistema de turmas multisseriadas e gradualmente implantar a Educação de Tempo Integral.

“A gente quer é oferecer um ensino de qualidade e dar equidade aos filhos de vocês melhorando o IDEB [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica], porque a nossa média está baixíssima e isso significa que o ensino está muito abaixo e com essa reordenação a gente quer que os filhos de vocês saiam em condições de igualde de estudar em qualquer lugar”, pontuou.

 

No que diz respeito aos alunos que terão de mudar de escola nesse processo de reordenação, Mary Dantas frisou que será oferecido transporte de qualidade, com motoristas capacitados para atender todas as exigências, onde cada ônibus contará ainda com monitores aptos acompanhar as crianças durante o trajeto, sendo eles treinados e qualificados para acolher e até mesmo tomar decisões certas em caso de uma possível situação de emergência.

“O futuro da educação é a Educação de Tempo Integral onde a criança entra na escola, faz a parte básica tradicional, depois tem as disciplinas diversificadas onde elas vão aprender outras habilidades, vão ter as três refeições por dia e já vão chegar em casa com a base nutricional de 80% do que necessita de alimento por dia, essa é a nossa proposta”, enumerou, acrescentando que em 2025 a meta é que a Educação de Tempo Integral, com uma carga horária de 35 horas semanais, seja implantada entre 70% e 80% das escolas da Rede Municipal.

 

A secretária de Educação colocou ainda que outro ponto crucial nesse processo de reordenação escolar é o fato de ser inviável financeiramente para o Município manter em funcionamento escolas com poucos alunos, a exemplo da Escola Municipal José Rufino da Silva, no Povoado Coroatá, que só conta com 59 estudantes matriculados em um total de 14 turmas, o que dá uma média de apenas 4,2 alunos por turma.

As reuniões com as comunidades escolares prosseguirão até a próxima segunda-feira (24), e nelas os pais ou responsáveis também estão sendo ouvidos.

 

Confira abaixo o cronograma:

–  Escola Municipal São Gabriel (Cipaúba) – 20/02, às 17h00min
– ⁠ Escola Municipal Francisco Anacleto (Malhada Grande dos Anacletos) – 20/02, às 19h00min
– ⁠ Escola Municipal Dom Paulo Libório (Cristovinho) – 21/02, às 15h00min
– ⁠ Escola Municipal Gabriel Justino de Oliveira (Carnaíbas) – 21/02, às 17h00min
– ⁠ Escola Municipal José Lopes Barbosa (Três Potes) – 21/02, às 19h00min
– ⁠ Escola Municipal Francisco Pio Irmão ( Tabuleiro dos Pio) – 22/02, às 15h00min
– ⁠ Escola Municipal Joaquim de S. Rodrigues Martins (Gameleira dos Rodrigues) – 22/02, às 17h00min
– ⁠ Escola Municipal José Ferreira Lopes (Altos dos Canutos) – 22/02, às 19h00min
– ⁠ Escola Municipal Acelino Araújo (Valparaíso) – 23/02, às 15h00min
– ⁠ Escola Municipal José Hermenegildo (Morrinhos) – 23/02, às 17h00min
– ⁠ Escola Municipal Raimundo José Teixeira (Malhada Grande dos Almondes) – 23/02, às 19h00min
– Escola Municipal ⁠Pedro de Barros Galvão (Contente) – 24/02, às 17h00min
– ⁠ Escola Municipal Pedro Cardeal (Gameleira dos Galdinos) – 24/02, às 19h00min

Facebook