O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec), abriu o processo de credenciamento de pessoas físicas e jurídicas interessadas em atuar na Operação Carro-Pipa, que leva água potável às regiões mais afetadas pela seca. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado na última quinta-feira (8), e estabelece critérios técnicos e documentais para habilitação dos interessados.
De acordo com a Sedec, inicialmente o credenciamento será prioritário nos 129 municípios listados no Decreto Estadual Nº 23.756/2025, podendo haver alterações conforme a evolução do quadro de estiagem no estado. As empresas ou pipeiros autônomos que atenderem às exigências do edital poderão ser contratados para o fornecimento e transporte de água potável.
Segundo Indira Bezerra, da Diretoria de Resposta da Defesa Civil, o processo começou com uma capacitação sobre o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), ferramenta que permite aos municípios solicitarem recursos federais para ações emergenciais. “Qualificamos cerca de 100 municípios para operarem no S2ID. Agora iniciamos o credenciamento dos pipeiros nas áreas afetadas”, afirmou.
A diretora também fez um apelo aos gestores municipais: “É essencial que os prefeitos formalizem suas Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (COMDECs) e se cadastrem na plataforma S2ID, para que o processo de resposta seja agilizado”.
R$ 30 milhões em ações contra a seca
O governador Rafael Fonteles anunciou um pacote de ações emergenciais para o enfrentamento da estiagem, incluindo a destinação de R$ 30 milhões para a Operação Carro-Pipa. Os recursos são provenientes do Tesouro Estadual, do governo federal e da concessionária Águas do Piauí. Além disso, será implantado um programa de 7 mil cisternas em 45 municípios nos próximos meses.
A Operação Carro-Pipa é coordenada pela Defesa Civil estadual e tem como principal objetivo atender à população com dificuldades de acesso à água tanto para o consumo humano quanto para a produção de subsistência.
Como se credenciar
Os interessados devem preencher um formulário eletrônico de acordo com o tipo de inscrição:
Pessoa Jurídica: Formulário de credenciamento
Pessoa Física: Formulário de credenciamento
É necessário preencher o requerimento e apresentar toda a documentação exigida, além de passar pela vistoria técnica dos veículos a serem utilizados no transporte da água.
Fonte: Cidadeverde