O Governo do Piauí realiza, nesta quarta-feira (12), a celebração dos 202 anos da Batalha do Jenipapo, em Campo Maior.
A solenidade contará com a participação do governador Rafael Fonteles, da secretária da Cultura, Ingrid Persi, e de outras autoridades.
No momento, haverá a apresentação da peça teatral “A Batalha do Jenipapo” e a outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí a personalidades que contribuíram para a história do estado.
O espetáculo, dirigido por Franklin Pires, conta com 65 atores e 19 alunos da Escola Técnica de Teatro Gomes Campos e 11 cantores convidados, garantindo uma montagem diversificada e representativa da história piauiense.
Este ano, o espetáculo trará novidades, estabelecendo paralelos com outros marcos históricos e destacando os verdadeiros heróis da Batalha do Jenipapo: os anônimos de Campo Maior. Além disso, a montagem será mais voltada para o público jovem, incorporando músicas inéditas em uma abordagem moderna, com influências do rock.
A Batalha do Jenipapo foi um dos confrontos decisivos na luta pela Independência do Brasil. Travada em 1823, às margens do rio Jenipapo, na então vila de Campo Maior, reuniu maranhenses, cearenses e piauienses em um embate sangrento contra as tropas portuguesas. O sacrifício dos combatentes foi fundamental para consolidar a independência na região, garantindo a soberania do território brasileiro.
Rafael Fonteles celebra 202 anos da Batalha do Jenipapo em Campo Maior
O governador Rafael Fonteles (PT) participa nesta quarta-feira (12), na cidade de Campo Maior, das solenidades alusivas aos 202 anos da Batalha do Jenipapo.
O primeiro ato acontece na Catedral de Santo Antônio, na Praça Bona Primo, com uma Missa em Ação de Graças.
À imprensa, antes da celebração, Rafael falou sobre a história de luta do povo piauiense e ressaltou o papel do Estado na garantia de uma melhor qualidade de vida para os cidadãos, que buscam ter condição de um trabalho digno para “viver do suor do seu próprio trabalho”.
“Queremos um estado com mais oportunidades para a nossa gente, sobretudo na educação, que é o que realmente transforma, para acabar com esse ciclo, que permanece, de pobreza”, disse aos jornalistas.
Seguiu dizendo que o papel dos poderes é “contribuir com a melhoria da qualidade de vida do povo”, reduzindo as desigualdades sociais.
Ato no Monumento Histórico
Após a missa, a comitiva do governador segue para o monumento Heróis do Jenipapo, onde acontece o tradicional desfile militar, a apresentação da peça teatral “A Batalha do Jenipapo”, além da outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí a personalidades que contribuíram para a história do estado.