/ (Foto: Assembleia Legislativa do Piauí)
A Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (ALEPI) deu início oficialmente às comemorações pelos 190 anos do Poder Legislativo Piauiense.
A ALEPI promoveu sessão solene em Picos para a instalação simbólica da Alepi na cidade e homenagens a figuras importantes da história política da região.

O evento foi presidido pelo Deputado Severo Eulálio que entregou a Medalha do Mérito Legislativo a personalidades que se destacaram por seus relevantes serviços ao Estado do Piauí.

Entre os homenageados estavam o ex-prefeito de Picos, José Néri de Sousa; o ex-prefeito e atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), Kléber Eulálio; o atual prefeito de Picos, Dr. Pablo Santos; o ex-deputado Warton Santos e a ex-deputada Belê Medeiros.
A solenidade reuniu autoridades e lideranças políticas de todo o estado, incluindo o vice-governador Themístocles Filho; o conselheiro do TCE-PI, Kléber Eulálio; deputados estaduais; o presidente da Câmara Municipal de Picos, vereador Rinaldinho; o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Admaelton Bezerra; o deputado federal Florentino Neto; os deputados licenciados Nerinho, Thales Coelho e Aldo Gil, além de vereadores e representantes da sociedade civil.


Em entrevista, o presidente Deputado Severo Eulálio, destacou o simbolismo da escolha de Picos para dar início às celebrações e a importância de descentralizar os trabalhos do Legislativo.
"Durante as comemorações do 190º aniversário da Assembleia, a Mesa Diretora decidiu expandir sua presença para alguns municípios do estado. Iniciaremos essa jornada pela nossa querida cidade de Picos, que possui uma importância significativa para o Piauí e é a minha terra natal. É justo que comecemos por aqui. Os homenageados desta ocasião são ex-parlamentares que desempenharam um papel fundamental no desenvolvimento do nosso estado e que têm laços com a região de Picos. Vale ressaltar que, em futuras instalações da Assembleia em outros municípios, teremos novos homenageados, todos com vínculos relevantes à sua respectiva região", afirmou.

O Prefeito de Picos, Dr. Pablo Santos, destacou a importância da sessão para o município e expressou sua gratidão pelas homenagens recebidas:
"Estamos muito felizes que o presidente do Poder Legislativo do Piauí reconheça a importância do nosso município, onde ele tem suas raízes. Hoje, temos a oportunidade de contar com uma repetidora da TV Assembleia em nossa cidade, o que demonstra o comprometimento de cada parlamentar daquela casa. Recebo esta homenagem em nome do meu pai Warton Santos, de João de Moura Santos e de várias outras lideranças familiares que também estão sendo reconhecidas", declarou.

Representando os prefeitos que estiveram presentes na solenidade, o prefeito de São José do Piauí e presidente da APPM, Admaelton Bezerra, elogiou a iniciativa.
“Esse é um momento muito importante, pois a Assembleia Legislativa está completando 190 anos de muito trabalho em prol da democracia do estado do Piauí. Quero parabenizar o Severo pela atitude de implantar essa sessão solene e dizer que não só os deputados que hoje estão presentes, mas todos que fizeram a história do estado do Piauí na Assembleia Legislativa estão de parabéns pelo belíssimo trabalho e pelo avanço no estado do Piauí”, destacou.

A instalação da Assembleia Legislativa em municípios do interior do estado visa aproximar o parlamento da população e reconhecer o papel das lideranças locais na construção do Piauí.
Em breve, novas sessões solenes devem ocorrer em outras cidades, com homenagens regionais.

Instalação da TV Assembleia
A programação teve início com um momento simbólico de ampliação do sinal da TV e Rádio Assembleia no município picoense. A ação ocorreu na sede da TV Picos, no bairro Aerolândia.
De acordo com o presidente da Alepi, deputado Severo Eulálio, a expansão do sinal busca trazer mais transparência, facilitando que a população piauiense acompanhe as sessões do Legislativo Estadual.
“Em breve, iremos a Parnaíba e Floriano com a mesma iniciativa, mas vamos trabalhar para conseguir levar esse sinal para todo o Piauí, para que o povo piauiense possa acompanhar o trabalho do legislativo, as discussões no plenário e as comissões técnicas, para aproximar a população e levar mais transparência sobre as ações do legislativo piauiense”, disse.
.jpg)
O vice-governador, Themístocles Filho (MDB), destacou que já debate com o presidente da Alepi sobre a possibilidade de fechar parceria com operadoras de telefonia, com o intuito de ampliar o sinal.
“Quando a gente colocou a TV Assembleia, poucos acreditavam que esse sonho se tornaria uma realidade. Agora, o Severo vai ter a oportunidade de colocar o sinal na Oi, para que chegue em redes nacionais e, com isso, alcance todos os municípios do Piauí”, falou.