A gestão do prefeito de Picos, Dr. Pablo Santos (MDB), completou 100 dias no último dia 10 de abril.
Para marcar a data simbólica, o Instituto Datamax realizou uma pesquisa de opinião pública com o objetivo de avaliar o desempenho da nova administração municipal.
O levantamento foi realizado entre os dias 10 e 11 de abril de 2025 e ouviu 401 moradores das zonas Urbana e Rural do município.
A margem de erro é de 4,87 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
De acordo com os dados da pesquisa espontânea, 80,55% dos entrevistados disseram aprovar a gestão de Dr. Pablo Santos, iniciada em 1º de janeiro deste ano.
Outros 17,21% afirmaram desaprovar a administração, enquanto 2,24% não souberam ou preferiram não opinar.
Eleito em outubro do ano passado com 53,81% dos votos válidos, o prefeito avaliou de forma positiva os resultados da pesquisa, que mediu a percepção da população sobre os primeiros 100 dias de sua gestão.
Apesar do alto índice de aprovação, Dr. Pablo reconheceu que a área da Educação ainda precisa de ajustes, que já estão sendo implementados com a expectativa de melhorias significativas.
A coleta dos dados foi realizada em diversos bairros da cidade, incluindo Morro da Macambira, Morada do Sol, Canto da Várzea, Umari, Malva, Malvinas, São Vicente, Passagem das Pedras, DNER, Samambaia, Boa Sorte, Ipueiras, São José, Paroquial, Conduru, Trizidela/São Sebastião, Centro, Emaús, Belo Norte, Parque de Exposições, Pedrinhas, COHAB, Paraibinha, Pantanal, Aroeiras do Matadouro, Morada Nova, Aerolândia, Morro da AABB, Catavento, Junco, Boa Vista, Bomba, Cidade de Deus e Jardim Natal.
Na zona rural, a pesquisa foi aplicada nas localidades de Fátima do Piauí, Val Paraíso, Morrinhos, Torrões, Lagoa dos Félix, Lagoa Comprida, Coroatá e Morolândia.
Segundo o Instituto Datamax, tanto os bairros quanto os domicílios foram selecionados de forma aleatória, respeitando a proporcionalidade do eleitorado de Picos.