Na noite desta terça-feira, (15), a cidade de Picos vivenciou mais uma vez um dos momentos mais simbólicos da Semana Santa: a encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.
O espetáculo religioso aconteceu na Praça do bairro Aerolândia e reuniu uma multidão de fiéis e espectadores, consolidando-se como uma tradição anual no município.
A apresentação foi conduzida pelo grupo São Genésio, criado especialmente para essa ocasião.
Esta foi a terceira edição consecutiva da peça, que é organizada pela Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, a catedral de Picos, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
A encenação encerrou uma programação intensa ao longo do dia, que incluiu confissões em várias comunidades, missa na Igreja de São José, no bairro São José, e uma Via Sacra percorrendo diferentes pontos da cidade até culminar na Aerolândia, onde a peça foi realizada.
Segundo Williania Alencar, coordenadora de liturgia da Paróquia, cerca de 70 personagens participaram da apresentação, todos voluntários pertencentes a diversos grupos e pastorais da Igreja, como Pastoral Familiar, Encontro de Casais com Cristo (ECC), Encontro de Jovens com Cristo (EJC), Pastoral da Juventude (PJ), Legião de Maria, Mãe Rainha e Pastoral Carcerária.
“Temos muitas gratidões por todos que fizeram parte desse elenco, pelo povo que veio nos prestigiar. A gente esperava um público, mas não tanto quanto hoje foi. Então pra gente é um momento muito importante pra nossa igreja”, destacou Williania. Ela também lembrou que a Via Sacra, antes realizada com encerramento na Igreja de São Sebastião, foi adaptada pelo atual pároco para culminar na encenação teatral, enriquecendo a vivência espiritual da Semana Santa.
O padre Pio Feitosa, responsável pela Paróquia, também celebrou o sucesso da programação. “Hoje tivemos um dia muito especial. Centenas de pessoas vieram para a igreja se confessar, participaram da missa e da tradicional Via Sacra, que foi transmitida pela Rádio Cultura de Picos. Agora, encerramos com essa bela encenação, conduzida pelos jovens da nossa paróquia, em um momento forte de catequese e fé”, disse.
A encenação da Paixão de Cristo representa os últimos momentos da vida de Jesus, desde sua condenação até a crucificação, morte e ressurreição — um dos episódios mais marcantes da fé cristã. A peça tem como objetivo levar uma mensagem de reflexão e espiritualidade aos fiéis durante a Semana Santa. Para a realização do espetáculo, uma megaestrutura foi montada na Praça da Aerolândia, com diversos cenários distribuídos pelo espaço, recriando fielmente os diferentes ambientes das passagens bíblicas, como o julgamento de Pilatos, o caminho até o calvário, a crucificação e o túmulo vazio.
Por Danilo Eliéser
Com informações do Portal Cidades Na Net