O secretário de segurança pública do Piauí, Chico Lucas, defendeu o texto “PEC da Segurança”, apresentada ao Congresso Nacional. O texto estabelece novas diretrizes constitucionais para a política de segurança pública no Brasil e amplia o papel da União na formulação das políticas nacionais reforçando a atuação da Polícia Federal.
A matéria recebeu críticas de alguns governadores de direita e transforma a Polícia Rodoviária Federal em Polícia Viária Federal, expandindo sua atuação para hidrovias e ferrovias.
Um dos pontos centrais do conjunto de medidas é a criação do Fundo Nacional de Segurança, medida elogiada por Chico Lucas.
“Olha, o mais importante é que a gente defende ardorosamente a PEC, é constitucionalizar o Fundo Nacional. Hoje, saúde e educação estão constitucionalizados e têm recursos garantidos. A segurança não tem recursos e não tem como você fazer segurança se não investir em pessoal, em mais profissionais, em mais equipamentos, em mais inteligência. Então é importante que colocando o texto constitucional, o legislador diga que esse assunto é prioritário, que é o que a população está pedindo, e que sendo prioritário que a gente destine recursos ao combate à criminalidade”, afirmou.
O gestor salientou que os governadores do Nordeste apoiarão o texto.
“Nós apoiamos o governador Rafael Fonteles capitaneia os governadores do Nordeste em apoio à PEC da Segurança Pública. Nós entendemos como salutar, como também outras mudanças infraconstitucionais, ou seja, leis precisam ser mudadas, como as que apresentamos aqui na Assembleia Legislativa do Piauí, por ocasião do pacto pela ordem, a gente é a favor, tem que endurecer as medidas para que a gente tenha esse lema: bandido bom, é bandido preso, respondendo aos crimes que cometeu”, finalizou.
Fonte: Cidadeverde