O Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou o projeto de lei de autoria da deputada estadual Ana Paula (MDB), que propõe pagamento de pensão vitalícia aos familiares das vítimas da Chacina da Meruoca.
A mensagem foi assinada pelo presidente da Casa, deputado Severo Eulálio, e encaminhada para sanção pelo governador.
A Chacina da Meruoca ocorreu em janeiro de 1999 numa localidade entre Teresina e José. Na ocasião, quatro homens inocentes foram assassinados por agentes da polícia que faziam buscas por assaltantes de banco na região da capital. O texto que foi aprovado propõe que seja concedia indenização em formato de pensão especial mensal e individual decorrente da responsabilidade civil do Estado no ocorrido.
Devem receber pensão vitalícia de cinco salários mínimos vigentes com direito a pagamento de 13º salário em dezembro: os familiares de Vanderli Correia da Silva, Aires José da Silva, Luís Paulo Cronemberger e Manoel Pereira de Sousa. Eles foram executados por policiais do antigo Comando Corisco e do antigo COE (Polícias Civil e Militar), confundidos com os criminosos que assaltaram uma agência bancária em Altos dia 16 de janeiro de 1999.
As pensões devem ser concedidas à viúva e filhos de Manoel Pereira de Sousa, à viúva e filhos de Luís Paulo Cronemberger; à mãe de Aires José da Cunha e à viúva e filhos de Vanderli Correia da Silva. O projeto segue agora para a sanção de Rafael Fonteles.
Fonte: Portal O Dia