Matéria / Politica

Vereadora Dalva Mocó solicita cumprimento da lei que garante Intérprete de Língua de Sinais em eventos públicos de Picos

07/08/2025 | Redação
/ (Fotos: Leandro Cruz)

 

Durante sessão da Câmara de Vereadores de Picos, a Vereadora Dalva Mocó reivindicou que a Prefeitura de Picos, a Câmara Municipal e as Secretarias Municipais cumpram a Lei Municipal Nº 3.156/2022 que dispõe sobre a presença obrigatória de Profissional, Tradutor ou Interprete de Línguas de Sinais (TILS) em todos os eventos públicos realizados por esses órgãos.

Segundo Dalva, "a iniciativa visa garantir que pessoas com deficiência auditiva tenham acesso pleno às informações e atividades promovidas pelo poder público".

Ela destacou que a presença do intérprete de Língua de Sinais, "é fundamental para assegurar o direito à comunicação, a inclusão e à participação de todos os cidadãos e todas as cidadãs nos eventos oficiais".

A solicitação reforça a importância de cumprir a legislação vigente, que busca promover a acessibilidade e o respeito às diferenças.

 

A vereadora Dalva Mocó reforça seu compromisso com a inclusão social e continuará atuando para que os direitos das pessoas com deficiência sejam respeitados e promovidos em todos os níveis de atuação do poder público municipal.

De acordo com ela: "nossa expectativa é sim que o Prefeito, Dr. Pablo Santos, e o Presidente da Câmara de Vereadores, Vereador Rinaldinho, atendam a essa demanda o quanto antes, garantindo que os eventos oficiais sejam acessíveis à toda a população, independentemente de suas limitações", conclui.

Assista a entrevista completa: 

 

Facebook