/
Em sessão da Câmara Municipal de Picos, realizada nesta quinta-feira (18), a vereadora Dalva Mocó (PSB) apresentou solicitação à Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pedindo a construção de uma praça pública com academia popular de saúde no bairro Louzinho Monteiro.
Segundo Dalva, a proposta é uma reivindicação antiga dos moradores do Louzinho Monteiro que solicitam novas obras públicas na comunidade:
"A comunidade de Louzinho Monteiro conta com um grande número de famílias que residem em 500 unidades habitacionais e a construção de uma praça pública é muito importante para que exista um espaço de convivência e lazer para crianças, jovens, adultos e idosos. A praça pública é um espaço sociável que possibilita o encontro das famílias, promove a integração comunitária e incentiva a prática de atividades físicas, especialmente com a instalação da academia popular de saúde", disse.

Visita a Escola da Chapada do Mocambo
A vereadora Dalva Mocó esteve nesta semana realizando visita a comunidade de Chapada do Mocambo, zona rural de Picos.
Durante visita à Escola Municipal Dona Benedita, ela reforçou o pedido à Secretaria Municipal de Educação para que seja realizada uma ampla reforma na escola.
Segundo ela, os professores, funcionários e pais de alunos mostraram a necessidade ampliação e climatização das salas de aula:
"A escola atende alunos da educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental, um número significativo de crianças da Chapada do Mocambo e comunidades vizinhas. Durante a visita, vimos de perto a necessidade de melhorias. A escola precisa ser reformada, climatizada e novas salas precisam ser construídas. Essa é a nossa solicitação em apoio aos professores, dos pais e da equipe gestora. Sabemos que investir na escola é investir no futuro dessas crianças", disse.

Acompanhamento da Horta Comunitária
Dalva acompanhou de perto o trabalho desenvolvido por mulheres que lideram diversas ações de agricultura familiar, com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e do Ministério da Agricultura.
Segundo a vereadora, a horta tem se destacado como um exemplo de organização comunitária e geração de renda no campo.
"A horta comunitária da Chapada do Mocambo é um exemplo de força e dedicação das mulheres da agricultura familiar. Fiquei muito feliz em ver de perto o empenho dessas trabalhadoras e como os projetos vêm mudando a realidade da comunidade", afirmou.
A vereadora parabenizou todas as mulheres envolvidas na iniciativa e reforçou a importância do investimento público em ações sustentáveis que promovam a segurança alimentar e o fortalecimento da economia local.
"Com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e do Ministério da Agricultura, conseguimos ampliar o alcance do projeto. O novo reservatório de água, por exemplo, vai permitir que mais hortas sejam implantadas, beneficiando ainda mais famílias. São projetos em andamento já beneficiam diretamente cerca de 100 famílias, especialmente após a instalação de um reservatório de água que vem ampliando a capacidade de produção de alimentos. Isso é desenvolvimento rural com inclusão e respeito à força de trabalho das mulheres do campo", destacou.
Dalva Mocó também reforçou seu compromisso de continuar acompanhando e apoiando projetos comunitários na zona rural de Picos, com foco em sustentabilidade, geração de renda e valorização da agricultura familiar.
Assista abaixo a entrevista completa: