Matéria / Politica

Deputada Simone Pereira destaca ações da Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas em entrevista à Rádio Antares

15/10/2025 | Redação
/

 

A Deputada Estadual Simone Pereira concedeu entrevista ao programa "Fala Gestor", da Rádio Antares de Teresina para falar sobre as iniciativas e desafios à frente da Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (CENDFOL). A entrevista aconteceu nesta terça-feira (14).

Durante a conversa, a Deputada Simone ressaltou a importância do trabalho integrado entre as políticas públicas de prevenção ao uso de drogas e a promoção de espaços de lazer como ferramenta de inclusão social e valorização da cidadania.

“Nosso foco é trabalhar tanto na prevenção quanto na reabilitação. Enfrentar o problema das drogas não é apenas questão de segurança, mas de saúde pública, assistência social e educação. E o lazer também entra como uma estratégia poderosa para esta transformação que desejamos”, afirmou a deputada.

 

Principal objetivo da Coordenadoria CENDFOL

De acordo com a Deputada Simone, o principal objetivo da Coordenadoria é:

"Articular políticas públicas que combatam o avanço das drogas em nosso estado, especialmente entre os jovens, e promover o lazer como instrumento de inclusão social e prevenção. Estamos tratando o tema com seriedade, porque sabemos que o enfrentamento às drogas vai além da repressão: envolve saúde, educação, assistência social e cultura. Nós temos atuado em várias frentes. Um dos nossos focos é a prevenção, por meio de campanhas educativas nas escolas e comunidades. Também estamos ampliando parcerias com os CAPS AD, que são os Centros de Atenção Psicossocial voltados ao tratamento de dependentes químicos. Outro ponto essencial é a capacitação de agentes comunitários para que saibam identificar e acolher pessoas em situação de vulnerabilidade", afirma.

 

Desafios enfrentados hoje pela CENDFOL

Para a Deputada Simone, o maior desafio é vencer a desinformação e o preconceito.

"Muitas pessoas ainda veem a dependência química como um problema moral, quando na verdade é uma doença, que precisa de tratamento e acolhimento. O enfrentamento às drogas exige união, coragem e empatia com políticas sérias, ações integradas e o envolvimento de todos, é possível construir caminhos de recuperação, dignidade e oportunidades", disse.

Ao final, a Deputada Simone reforçou seu compromisso com o fortalecimento da política pública antidrogas no Piauí.

Assista a entrevista completa aqui:

Facebook