Matéria / Geral

TJ-PI escolhe lista tríplice de advogados para ocupar vaga de desembargador

05/12/2025 | Redação
TJ-PI escolhe lista tríplice de advogados para ocupar vaga de desembargador / Foto: Reprodução

Os desembargadores do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) definiram nesta sexta-feira (5), em sessão extraordnária, a lista tríplice para a vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional reservado à advocacia. Os advogados Mario Basílio, Sigifroi Moreno e Gisela Freitas, foram os mais votados entre os magistrados. 

A votação aconteceu por videoconferência, durante a 86ª Sessão Extraordinária Administrativa. Após a definição do Tribunal de Justiça, a decisão final sobre a nomeação do novo desembargador caberá ao governador Rafael Fonteles. 

Os seis que participaram da lista foram: Mário Basílio, Leonardo Airton, Gisela Freitas, Sigifroi Moreno, Ívilla Araújo e Cristiane Martins, escolhidos no dia 9 de outubro por 49 advogados e advogadas no quórum composto pelos cinco membros da Diretoria da OAB Piauí, 41 conselheiros seccionais e três membros honorários vitalícios.

  • Mário Basílio de Melo —  20 votos
  • Sigifroi Moreno Filho — 17 votos
  • Gisela Carvalho de Freitas — 16  votos

O Quinto Constitucional é uma regra prevista na Constituição Federal que determina que um quinto das vagas nos seguintes tribunais seja preenchido por advogados e membros do Ministério Público. O objetivo é diversificar a composição dos tribunais, garantindo que parte das vagas seja ocupada por profissionais que não vieram da magistratura de carreira.

Foto: Reprodução

Candidatos se manifestam

O mais votado pela OAB e no Tribunal de Justiça, Mário Basílio, 41 anos, disse que gera mais responsabilidade e que está pronto para a missão. 

“Ao mesmo tempo que me dá muito orgulho, gera muita responsabilidade. É uma lista tríplice composta por excelentes nomes.  Foi um processo extremamente democrático, onde a gente aprende muito e estou pronto para essa missão. Se for escolhido, minha vontade é de dedicação total, de somar força junto com os demais desembargadores e de alcançar as metas do Tribunal”, disse Mário Basílio.

O advogado Sigifroi Moreno agradeceu a votação e atribuiu o reconhecimento do poder judiciário. 

“A minha fala é de gratidão ao Tribunal de Justiça pela expressiva votação recebida. Ao longo de toda essa jornada, fizemos um trabalho muito intenso, desde a votação perante a classe, passando pela votação do  Conselho e agora junto ao Tribunal de Justiça. Entendo que esse é um reconhecimento por parte do Tribunal desse trabalho intenso e também da nossa carreira profissional de longos anos, marcado por uma postura de retidão, de ética e de imenso profissionalismo”, disse Sigifroi.

Única mulher da lista, Gisela Carvalho de Freitas, recebeu 16 votos e agradeceu pelos votos.

"Agradeço imensamente a confiança dos desembargadores que compõem o Egrégio Tribunal. Todo esse processo me motiva a seguir lutando pelos meus objetivos e pelos meus ideais de justiça. Sigo reafirmando meu compromisso inabalável com os valores e a missão do nosso Poder Judiciário. Estou pronta para assumir os desafios que virão e conto com o apoio de todos para fazer diferença no Poder Judiciário Piauiense. É uma responsabilidade imensa representar todas as mulheres do Piauí", afirmou.

 

Fonte: Cidadeverde

Facebook