Primeiro ano da administração alcança 95,5% de aprovação popular, segundo Instituto Datamax /
A administração do prefeito de Picos, Dr. Pablo Santos (MDB), encerra 2025 com um dos mais altos índices de aprovação popular já registrados no município.
De acordo com pesquisa de opinião pública realizada pelo Instituto Datamax, 95,50% da população picoense aprovam o primeiro ano da gestão “Reconstruindo Nosso Futuro”.
O levantamento foi divulgado na tarde desta terça-feira (23) e revela um cenário de forte aprovação da atual gestão municipal.
Conforme os dados da pesquisa espontânea, apenas 3,50% dos entrevistados afirmaram não aprovar a administração, enquanto 1,00% disse não saber ou preferiu não opinar.
Segundo o Instituto Datamax, a pesquisa possui margem de erro de 4,88 pontos percentuais, para mais ou para menos, e grau de confiança de 95%, o que reforça a credibilidade dos números apresentados.
Crescimento na aprovação
Os resultados mostram um avanço significativo em relação à pesquisa anterior, realizada quando Dr. Pablo Santos completou oito meses à frente da Prefeitura de Picos. Na ocasião, a aprovação era de 90,32%. Agora, o novo levantamento aponta um crescimento de 5,18% na satisfação dos munícipes com a gestão municipal.
Na outra ponta, a desaprovação caiu de forma expressiva. O percentual de entrevistados que não aprovavam a gestão reduziu de 7,69% para 3,50%, representando uma queda de 4,19%. Também houve diminuição no número de pessoas que não souberam ou não quiseram responder, passando de 1,99% para 1,00%.
Metodologia da pesquisa
A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 22 de dezembro de 2025 e ouviu 400 pessoas, tanto na zona urbana quanto na zona rural de Picos. Na área urbana, os questionários foram aplicados em diversos bairros, entre eles Morro da Macambira, Morada do Sol, Canto da Várzea, Malva, São Vicente, Centro, Emaús, Parque de Exposição, COHAB, Cidade de Deus, Junco, Boa Vista, Jardim Natal, entre outros.
Já na zona rural, a pesquisa contemplou localidades e povoados como Fátima do Piauí, Val Paraíso, Morrinhos, Torrões, Angical dos Domingos, Cajazeira dos Gonçalves, Tabatinga e Mirolândia.
De acordo com o Instituto Datamax, a escolha dos bairros, localidades e domicílios foi feita de forma aleatória, respeitando a distribuição proporcional ao eleitorado do município de Picos, garantindo maior representatividade dos resultados.
Prefeito comemora resultado
Ao comentar o resultado da pesquisa, o prefeito Dr. Pablo Santos destacou que a aprovação popular é um estímulo para intensificar o trabalho nos próximos anos.
“95,50% dos picoenses aprovam o trabalho que fizemos no primeiro ano de gestão, e esse é o combustível pra 2026. Retribuirei com mais trabalho! Vamos juntos reconstruir nossa cidade”, afirmou o gestor.
Com números expressivos e crescimento contínuo na avaliação positiva, a gestão de Dr. Pablo Santos consolida seu primeiro ano com forte respaldo popular e sinaliza um cenário de confiança da população picoense no projeto administrativo em curso.