Matéria / Politica

Chico Lucas é escolhido para assumir Secretaria Nacional de Segurança Pública do Brasil

22/01/2026 | Redação
/

 

O Secretário de Segurança Pública do Piauí, Francisco Lucas Costa Veloso, o Chico Lucas, foi escolhido para assumir a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O anúncio foi feito pelas ainda nesta quarta-feira (21). A indicação foi feita pelo Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), que o escolheu como representante de todos os secretários estaduais de segurança do país, reunindo apoio tanto de gestores identificados com a direita quanto com a esquerda.

A escolha de Chico Lucas se dá após o trabalho desenvolvido à frente da Segurança Pública do Piauí, que é considerado referência para outros estados e para o próprio Ministério da Justiça, com a implementação de políticas públicas inovadoras, baseadas em tecnologia, integração institucional e respeito aos direitos humanos.

Com a escolha para a Secretaria Nacional de Segurança Pública, Chico Lucas passa a contribuir diretamente para a formulação e coordenação das políticas de segurança em âmbito nacional, levando para o país a experiência exitosa construída no Piauí e reforçando o diálogo federativo entre União, estados e forças de segurança.

Nas redes sociais, Chico Lucas confirmou ter assumido a secretaria e agradeceu o preseidente Lula e ministro Wellington César pela escolha.

“É com senso de dever e espírito de cooperação que aceito o convite feito pelo Ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César, de chefiar a Secretaria Nacional de Segurança Pública. Agradeço a confiança depositada pelo Presidente Lula e pelo Ministro Wellington César. Estendo os meus agradecimentos aos Secretários membros do Conselho Nacional dos Secretários de Segurança Pública, comprometendo-me em fortalecer ainda mais a cooperação federativa”, disse.

Chico Lucas também agradeceu ao governador Rafael Fonteles. "Ao Governador, pelo apoio que tornaram possíveis os avanços que conquistamos no Piauí. Aos piauienses, pela generosidade de acreditar no trabalho desenvolvido coletivamente por milhares de homens e mulheres das Forças de Segurança que arriscam a vida na construção de uma sociedade mais pacífica", escreveu.

O governador Rafael Fonteles também se manifestou, parabenizando o secretário de Segurança pela nova missão, agora em nível nacional. "Parabenizamos o Presidente Lula e o Ministro da Justiça, Wellington César, pela escolha do nosso Secretário de Segurança Pública do Estado do Piauí, Chico Lucas, para o cargo de Secretário Nacional de Segurança Pública. O Estado do Piauí tem obtido expressivos resultados na redução da violência em relação a todos os tipos de crimes, com destaque para uma redução superior a 30% nos homicídios e superior a 50% nos roubos de celulares", postou.

"Isso se deve à prioridade do nosso governo para a segurança pública e à competência e dedicação do nosso secretário Chico Lucas. E chegou o momento da experiência e do talento piauienses servirem à política de segurança pública de todo o Brasil. Temos convicção de que o Brasil inteiro irá ganhar muito com o nosso Chico Lucas à frente dessa importantíssima missão! Que Deus lhe ilumine, meu irmão!", complementou.

 

Quem é Chico Lucas

Francisco Lucas Costa Veloso, conhecido como Chico Lucas, é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atuou como policial rodoviário federal e é procurador do Estado do Piauí desde 2009. Foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí, no triênio 2016–2018, além de ter exercido a presidência da Associação Piauiense dos Procuradores do Estado e a direção-geral do Instituto de Terras do Piauí entre 2019 e 2022.

Filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), coordenou a campanha que elegeu Rafael Fonteles governador do Piauí em 2022 e, em janeiro de 2023, foi nomeado secretário de Estado da Segurança Pública. Agora, com a ida para a Secretaria Nacional de Segurança Pública, passa a atuar na formulação e coordenação das políticas de segurança em nível federal.

Facebook