/ (Fotos: Ariane Santos)
A Prefeitura de Geminiano promoveu uma ampla programação em alusão à Campanha Maio Laranja 2026, mobilizando escolas, órgãos de proteção e a comunidade em uma série de atividades voltadas à prevenção e ao enfrentamento do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes.
Com o slogan “Sua voz pode proteger uma infância”, a iniciativa reforçou a importância da denúncia e da atuação conjunta na defesa dos direitos infantojuvenis.
Durante toda a semana, o município desenvolveu ações educativas, palestras, entrevistas e momentos de diálogo que envolveram crianças, adolescentes, profissionais da rede de proteção e a população em geral.


Rede de Proteção Social atua de forma integrada
Um dos principais destaques da campanha em Geminiano foi a atuação articulada da rede municipal de proteção social, responsável por garantir que as ações alcançassem diferentes públicos e territórios do município.
Participaram da mobilização:
- Secretaria Municipal de Assistência Social e Inclusão;
- Secretaria Municipal de Educação;
- Conselho Tutelar;
- Centro de Referência de Assistência Social (CRAS);
- Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA);
- Articulação do Selo UNICEF.
A integração entre os setores fortaleceu o trabalho preventivo e consolidou uma rede comprometida em acolher, orientar e agir diante de situações de vulnerabilidade e violência contra crianças e adolescentes.


Programação levou informação e debate à comunidade
A agenda do Maio Laranja foi planejada para promover conscientização em diferentes espaços, utilizando a educação e a comunicação como ferramentas de transformação social.
A abertura da programação ocorreu no dia 18 de maio, com uma entrevista especial no Jornal do Meio-Dia, da rádio Cidade Modelo FM. Participaram do momento os conselheiros tutelares Jairton e Valdenice, acompanhados da assistente social Ariane Santos. Durante a entrevista, foram apresentados os objetivos da campanha, os sinais de alerta e os canais disponíveis para denúncias.

No dia 20 de maio, as atividades chegaram às escolas municipais do Assentamento União e da comunidade Uberlândia, por meio de palestras educativas e ações de sensibilização voltadas aos estudantes e profissionais da educação.
Ainda na quarta-feira, às 18h30, o auditório da Secretaria Municipal de Educação recebeu uma importante Roda de Conversa promovida pelo NUCA, com o tema “ECA Digital”. O encontro colocou adolescentes no centro do debate sobre cidadania digital, direitos e proteção no ambiente virtual, ampliando as discussões sobre os desafios contemporâneos enfrentados pela juventude.
Já no dia 21 de maio, as ações continuaram com palestras realizadas nas escolas JAA e JGG, durante os turnos da manhã e da tarde, fortalecendo o diálogo com estudantes e equipes escolares sobre prevenção, escuta e proteção.
O encerramento da programação aconteceu nesta sexta-feira (22), na Creche Municipal, onde crianças, educadores e familiares participaram de atividades lúdicas e orientações preventivas conduzidas com apoio do Conselho Tutelar, reforçando o cuidado desde a primeira infância.


Caminhada marca o ponto alto da campanha
O principal momento da mobilização ocorreu na tarde de 21 de maio, quando centenas de pessoas participaram da tradicional Caminhada em Alusão ao 18 de Maio, considerada o marco das ações do Maio Laranja em Geminiano.
A concentração teve início às 16h30, no poliesportivo municipal, reunindo profissionais da educação, assistência social e saúde, autoridades locais, lideranças comunitárias, além de crianças e adolescentes que carregavam a flor laranja — símbolo nacional da campanha Faça Bonito.
As ruas da cidade foram tomadas por mensagens de conscientização e apelos pela proteção da infância. O momento mais simbólico aconteceu em frente ao monumento “Eu Amo Geminiano”, na entrada da cidade, onde foi realizado um grande ato público em defesa dos direitos das crianças e adolescentes.
A principal mensagem do evento reforçou a importância da denúncia:
“Denunciar é um ato de proteção. Não precisa ter certeza absoluta. Na dúvida, denuncie. A denúncia pode ser anônima e protege quem precisa ser protegido”.


Denúncia é ferramenta de proteção
A Campanha Maio Laranja reforça que o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes deve ocorrer durante todo o ano e depende do compromisso coletivo.
Em casos de suspeita ou confirmação de violência, a população pode denunciar por meio do:
- Disque 100 — serviço gratuito, sigiloso e disponível 24 horas;
- Conselho Tutelar de Geminiano.
Com a mobilização de toda a comunidade, Geminiano reafirma que proteger crianças e adolescentes é um dever compartilhado.
“Geminiano unido na proteção de quem é o futuro da nossa gente.”
A campanha deixa uma mensagem clara: proteger é ouvir, acolher, orientar e agir. Porque uma denúncia pode salvar vidas e garantir que a infância seja vivida com dignidade, segurança e esperança.



Veja aqui todas as fotos: