Matéria / Politica

Deputada Simone Pereira participa da pré-estreia da Junina Coração Nordestino e destaca inclusão e preservação cultural

09/06/2026 | Redação
/

 

A Deputada Estadual Simone Pereira participou da VI edição do evento São João Chegou, De Coração pra Coração, promovido pela Quadrilha Junina Coração Nordestino, na quadra poliesportiva da Pedra Mole, em Teresina.

 

O evento marcou a pré-estreia oficial do espetáculo 2026 do grupo e reuniu brincantes, lideranças comunitárias, representantes da cultura popular e admiradores das tradições juninas.

Madrinha da Coração Nordestino há 16 anos, Simone destacou a importância social e cultural desenvolvida pela quadrilha ao longo de todo o ano.

“Além de preservar a questão cultural, isso aqui é inclusão. Isso aqui é inclusão, isso aqui é prevenção. Muitas vezes as pessoas assistem à apresentação e não conseguem imaginar tudo o que existe por trás dela. É um trabalho de pesquisa, de dedicação e de construção que acontece durante os 365 dias do ano”, afirmou a deputada.

 

Simone também ressaltou o modelo de organização da quadrilha, que vem investindo na formação dos próprios integrantes para a produção de figurinos e acessórios utilizados nas apresentações.

“Antes mesmo do mandato, nós já apoiávamos esse trabalho. Não apenas pela preservação da cultura, mas também pelo objetivo de promover autonomia. Eles confeccionam as próprias roupas, fizeram curso de bordado, adquiriram maquinários e agora também fizeram curso de sapataria para produzir os próprios calçados. É uma caminhada para se tornar uma junina cada vez mais autossuficiente”, destacou.

 

O Presidente da Coração Nordestino, Cleone José, explicou que o espetáculo de 2026 traz uma abordagem inspirada nas raízes africanas presentes na formação cultural do Brasil.

“A temática deste ano sai um pouco do universo tradicional das quadrilhas para abordar África, ancestralidade e orixás. Queremos apresentar elementos da cultura de matriz africana e destacar a força que o povo negro trouxe para o Brasil, contribuindo para a formação da identidade cultural brasileira”, explicou.

 

Além da apresentação da Coração Nordestino, o evento contou com participações de quadrilhas convidadas e apresentações culturais, consolidando-se como uma das principais aberturas da temporada junina na zona Leste da capital.

 

Também estiveram presentes o Deputado Estadual Georgiano Neto, que durante o evento foi convidado a assumir o papel de padrinho da quadrilha, além de diversas lideranças comunitárias e representantes da cultura popular.

Facebook