/
O primeiro homicídio de motivação política no Piauí, nestas eleições de 2012, foi registrado na madrugada deste sábado(18), no município de Pimenteiras (a 250 quilômetros de Teresina). Na cidade, a disputa entre as coligações “Unidas por uma nova Pimenteiras” dos partidos PTB, PP e PSD e a “Nação Pimenteiras” formada pelo PSB, PT, PMDB, DEM e PSDB está deixando os ânimos dos simpatizantes acirrados.
O crime aconteceu por volta das 4h30, em um bar na avenida central da cidade, quando o suspeito, Antonio Ailton Teixeira Noronha, 57 anos, conhecido como Teté, encontrou novamente a vítima José Djailson Leal da Silva, 26 anos, conhecido Nenê, e os dois teriam começado novamente uma discussão, que teria terminado com Teté sacando um revolver calibre 38 e disparando contra Nenê acertando um tiro no peito e outro na coxa.
Nenê ainda foi socorrido e encaminhado para Teresina, onde passou por uma cirurgia, mas depois de duas paradas cardíacas, não resistiu e morreu.
De acordo com o comandante da 2ª companhia do 4º Batalhão, localizada em Valença, que cobre Pimenteiras, capitão Antônio dos Santos Neto, o crime teve motivação política.
“Há cerca de dois meses atrás, eles já haviam discutido e o clima se agravou numa seresta ontem à noite, depois de um bandeiraço do 40 [PSB]. Lá eles se desentenderam novamente. Por volta das 4h20, eles se encontraram nesse bar e discutiram mais uma vez e terminou com Teté disparando dois tiros na vítima”, contou o capitão Santos.
O acusado fugiu logo em seguida em um Fiat Uno, cor preta, veículo de sua propriedade. Policiais militares de Valença foram acionados para fazer diligências no intuito de encontrá-lo. A delegacia regional, também com sede em Valença, foi avisada e está tomando as providências para pedir o mandado de prisão do acusado.
O capitão Santos chegou à cidade com uma guarnição para manter a ordem no município. “O clima está tenso. Há uma revolta dos simpatizantes do 14 [PTB]. No momento estamos reforçando o policiamento, mas esperamos que seja um fato isolado, já que eles já tinham uma rixa, apesar da motivação ser política, infelizmente”, afirmou o oficial PM.
Ele disse também que o juiz da comarca Vagner Linhares e promotor, identificado como Danilo, já foram informados do fato.
Candidatos
Em Pimenteiras, três candidatos concorrem à Prefeitura: Antonio Venicio do Ó de Lima (PTB), Jefferson Marreiros Moreira (PSB) e Ricardo Lobo Nogueira (PPS), este último sem coligações.
Policiamento escasso
Apesar da tradição em rixas políticas, o Cidadeverde.com apurou que o município conta apenas com um policial militar de plantão, no Grupamento da PM, por dia da semana e dois nos finais de semana, além do comandante Sargento Cruz.
No aniversário da cidade, há menos de um mês, os policiais tiveram que disparar tiros para cima para conter uma briga, já que dois militares não davam conta de separar a multidão. Neste mesmo episódio, Teté e Nenê também estariam envolvidos na confusão.
Caroline Oliveira
carolineoliveira@cidadeverde.com
Imagem: Web